Governo retoma cirurgia de cataratas e pterígios, com recursos de emenda de Davi Alcolumbre e parceria com o Centro de Promoção Humana dos Capuchinhos

 

O Governo do Estado dará início na próxima segunda-feira, 7, às cirurgias de catarata e pterígio do programa Mais Visão. Serão realizados mais de 7 mil procedimentos, sendo 5 mil cirurgias de catarata 2 mil cirurgias de pterígio.


As cirurgias foram viabilizadas através da assinatura de um Termo de Fomento com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, conhecido popularmente como Capuchinhos. Os recursos para custear as cirurgias são fruto de emenda parlamentar do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, no valor de R$ 6,4 milhões.
Inicialmente será dada prioridade aos pacientes oftalmológicos cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), que já estão sendo contatados para o agendamento das cirurgias. Atualmente cirurgias oftalmológicas representam uma das maiores demandas do PTFD. A estimativa é que o atendimento dos pacientes traga uma economia de até 40% em relação aos custos do programa.
Em média serão realizados 50 procedimentos por dia, todo o espaço foi adequado para que os procedimentos fossem realizados com total segurança para os pacientes e profissionais. Procedimentos e cirurgias oftalmológicas de emergência continuarão a ser realizados na rede estadual.
Atendimento de novos pacientes
O cadastro de novos pacientes pode ser feito no setor de oftalmologia, localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), às segundas, quartas e sextas, de 14h às 16h. O paciente precisa ter em mãos o laudo indicativo cirúrgico dado por médico oftalmologista, documento de identificação e cartão do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *