Governo do Amapá distribui todas as vacinas aos municípios e cobra do Governo Federal nova remessa

 

O Governo do Estado concluiu a distribuição, para os municípios amapaenses, das doses de vacinas contra a covid-19 que recebeu. Agora, aguarda nova remessa, sem, no entanto, uma data confirmada pelo Ministério da Saúde (MS). O Amapá recebeu um total de 54.800 doses de vacinas, sendo 48.800 da CoronaVac e 6.000 da AstraZeneca.

Na Central de Imunobiológicos estão armazenadas as vacinas para a segunda dose (D2) que serão entregues no prazo correto para os municípios. Também estão guardadas algumas doses do percentual reservado exclusivamente aos povos indígenas. A vacina CornonaVac, tem intervalo de 28 dias entre a aplicação da primeira e a segunda. A Astrazeneca 90 dias.

Enquanto isso, os municípios seguem aplicando as vacinas, tendo a vacinação em idosos acima de 85 anos começado em todo o Estado. Entretanto, assim como em diversos estados e cidades brasileiras, a preocupação com a interrupção do calendário de vacinações é grande por parte dos gestores.

“Há um indicativo ainda a ser confirmado de que no próximo dia 23 podemos receber um novo lote de vacinas. Mas estamos preocupados porque não há confirmação e também não há informação sobre o número de doses”, apontou Dorinaldo Malafaia, superintendente da vigilância em saúde do Amapá (SVS-AP).
Segundo Malafaia, há uma enorme lentidão na compra por parte do Governo Federal.

“Acreditamos que o certo é ampliar o leque, comprando de todas as empresas que estão no mercado. Temos cobrado do governo federal mais celeridade e correção com a vacinação”, completou.
A distribuição e outros dados sobre a vacinação do Estado do Amapá podem ser acompanhadas através do Portal do Coronavirus, no link: HTTPS://painel.corona.ap.gov.br/vacina/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *