Governador empossa secretário de Educação e diretor do Detran

Os novos gestores da administração estadual foram empossados nesta sexta-feira, 2, pelo governador Camilo Capiberibe. O professor Adalberto Carvalho assumiu a Secretaria de Estado da Educação e o delegado Sávio Alves Pinto, o Departamento Estadual de Trânsito. As mudanças fazem parte da política de governo que permite a oxigenação nos cargos públicos para garantir celeridade e melhorias. Os dois novos administradores assumem o lugar de José Maria Lobato, da Seed, e de Alex João Gomes, do Detran.

Trânsito

Demonstrando afinidade com representantes de órgãos públicos e entidades que defendem o direito à vida, o delegado Sávio Alves Pinto disse saber que a missão será difícil, mas não impossível, e que dará continuidade aos atos positivos da antiga gestão. Ele definiu como prioridades de sua administração a realização de blitze educativas constantes; a criação de uma delegacia móvel de trânsito e o fortalecimento de parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público, polícias Civil, Militar, Rodoviária e municípios.

“Nossa missão é proporcionar a todos uma política de trânsito mais segura e humana e menos elitista. Fiscalização e punição são para todos”, salientou o diretor, que garantiu que os projetos de educação de trânsito continuam, com mais reforço.

Entre as medidas que ele garante dar prioridade estão a construção de um prédio condizente, e um estudo profundo para a criação de uma escola de reeducação de trânsito e para a extinção da frota de sucatas de veículos do pátio do Detran. A colocação de radares nas rodovias Duca Serra e do Curiaú, além de pardais, também serão avaliadas.

Educação

O professor Adalberto Carvalho disse que sua indicação é de caráter técnico, o que garante capacitação de nível e compromisso político. Ele afirmou que vai construir uma política pedagógica sempre em diálogo com os educadores.

O secretário enumerou ações que serão a marca de sua gestão, como o cuidado com a rede física da educação e valorização do quadro docente através da criação de um projeto pedagógico.

“Nada é tão complexo que não possa ser melhorado. A educação se faz na escola, com professores, alunos e parcerias com a família e a comunidade”, enfatizou o secretário.

O governador Camilo Capiberibe destacou que não se deve ter medo de mudanças, por serem fundamentais.

“Mudanças são necessárias, servem para renovar, mas reconhecemos o trabalho e a contribuição dos gestores anteriores, sei do trabalho que foi feito e acredito que com essas posses o Estado vai avançar cada vez mais. Temos a tarefa de melhorar o trânsito e a educação e oferecer melhores serviços”, pontuou o governador.

Ele também falou sobre os pontos positivos do governo em 2011 e garantiu que estuda meios viáveis para pagar o piso salarial na data-base. Afirmou ainda que neste mês de março serão entregues 1.500 notebooks para os professores da rede estadual.

Informações sobre o secretário Adalberto Ribeiro

Ex-pró-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap); doutor em Desenvolvimento Sustentável de Trópico Úmido; licenciado em Pedagogia (UFPA Núcleo Educaional/AP); bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá; mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB); e doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia NAEA/UFPA.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação e Direito Educacional. Realiza estudos e pesquisas sobre capital social e ação coletiva. É autor do livro “Capital Social e Redes Sociais no Progresso Organizacional de Comunidades Agroextrativistas do Amapá”.

Informações sobre diretor Sávio Alves Pinto

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá (Unifap); pós-graduado em Ciência Criminal pela Uniderp, em Direito Ambiental pela Unifap e em Segurança Pública pelo Ceap. Exerceu cargo de sargento do Exército e técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). É delegado de Polícia Civil desde 2007.

Foi titular da 1ª Delegacia de Polícia de Santana, coordenador do GGI-Sejusp e da Academia Integrada de Polícia do Amapá (AIFA). É professor de Direito Penal e Processo Penal em três faculdades do Amapá e professor colaborador de Direito Administrativo da Unifap.

Outros

Na Seed, Lúcia Aparecida Furlan assume a Secretaria Adjunta de Apoio à Gestão. Ela é mestranda em Educação pela Universidade de El Salvador, na área de Gestão Educacional.

Na mesma secretaria, a Profª Doutora Elda Gomes Araújo, doutora em Educação pela Universidad de Jaén, na Espanha, assume a função de secretária-adjunta de Política de Educação.

Mariléia Maciel/Secom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *