Governador Camilo Capiberibe empossa novo secretário de Estado da Saúde

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, empossou nesta q uinta-feira, 8, o novo secretário de Estado da Saúde, Lineu da Silva Facundes. Também foi empossado o secretário adjunto de saúde na área de Atenção à Saúde, o médico Ronaldo Dantas de Melo. A solenidade aconteceu no Palácio do Setentrião e reuniu dezenas de servidores do Estado e representantes da sociedade civil.

O novo secretário de Saúde assume o cargo deixado, por problema de saúde, pelo fisioterapeuta Edílson Mendes Pereira. Lineu Facundes, que ocupava o cargo de secretário adjunto de Saúde, passou o posto para Ronaldo Dantas, que estava na função de diretor clínico do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).

Durante a solenidade, o governador Camilo Capiberibe destacou que o setor saúde é o principal desafio de seu governo. Ele tem consciência que o sistema de saúde ainda precisa avançar muito para atender de fato as necessidades da população, mas reconhece que desde que assumiu o governo, em janeiro de 2011, muitos avanços já foram registrados e reconhecidos pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá.

Camilo relembrou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem um histórico negativo que envolve corrupção na execução do orçamento público do órgão. Ele citou, por exemplo, o caso dos três secretários de Estado da Saúde que atuaram no governo anterior e que acabaram presos pela “Operação Mãos Limpas”, desencadeada pela Polícia Federal.

O governador reforçou o apoio do GEA à gestão de Lineu Facundes e de Ronaldo Dantas, dizendo que um dos desafios é modernizar o sistema de informatização da Sesa, além de agilizar os processos de licitação e ter a garantia de serviços de assistência à saúde da população muito mais eficientes e rápidos.

Resultados

Entre os investimentos que a saúde do Estado obteve em um ano e dois meses de governo foram destacados: a redução na taxa de mortalidade neonatal no Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia, climatização de 97% de todos os ambientes do Hospital da Mulher, obras de construção e ampliação do Hospital Estadual de Santana (prevista para ser entre em abril deste ano com a ampliação de mais 110 leitos novos), reforma e ampliação do Hospital Estadual de Oiapoque (com mais 29 leitos novos), avaliação médica de cirurgias reparadoras das vítimas de escalpelamento, reforma do ambulatório do Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima, ampliação do orçamento da saúde para este ano, garantia de emendas parlamentares para investir na saúde e melhoria no atendimento na porta de entrada do Hospital de Emergência (HE).

Edy Wilson Silva/Sesa

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *