GEA lança ‘Bloco da Responsa’ com ações integradas para os foliões amapaenses

 

O Governo do Estado do Amapá (GEA) estará presente no Carnaval 2019 com o Bloco da Responsa, uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançada em anos anteriores para orientar foliões com ações educativas no trânsito que, agora, foi ampliado agregando outros órgãos do governo com ações integradas.
O primeiro grande evento ocorrerá nesta quinta-feira, 28, com a Blitz da Folia na orla de Macapá, a partir das 18h. A ação que tem como tema “Abram Alas para Alegria de Viver”, reúne diversos órgãos com a distribuição de materiais educativos para os brincantes.

 


Quem passar pela blitz vai receber orientações sobre prevenção de acidentes, os riscos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, o respeito aos direitos da mulher, a importância do uso de preservativo e os cuidados com o meio ambiente. Tudo isso de uma forma animada e descontraída.
As ações do Bloco da Responsa vão muito além da Blitz da Folia. Órgãos como o Detran, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), já estão com ações montadas para todo o período carnavalesco.
Entretenimento
No Abrigo São José a folia começa nesta quinta-feira. A Secretaria da Inclusão e Mobilização Social (Sims) montou uma programação para os idosos, a partir das 17h. Outro evento voltado para os idosos é do projeto Quinta Feliz, da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel). Eles vão sair com um bloco carnavalesco pela Avenida Presidente Vargas, no Centro, a partir das 15h. O encerramento será na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) com a realização de um baile e a escolha da melhor fantasia, do rei e rainha do carnaval.
Já para o público infantil o Museu Sacaca realiza no sábado e domingo (2 e 3 de março) o “Sacaca na Folia”, de 9h às 17h. O evento pretende resgatar os tradicionais bailes carnavalescos infantis, com direito pinturas e maquiagens carnavalescas, oficinas de tranças, oficinas de samba e percussão.
Mobilização Social
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), adere à Campanha Nacional do Carnaval sem Assédio com a distribuição de cerca de três mil tatuagens com a frase “Não é Não!”. A distribuição das tatuagens ocorrerá no município de Santana, no domingo, 3 de março, a partir das 13h e, em Macapá, durante o desfile do Bloco A Banda, a partir das 13h30.
A Sims também vai estar com a campanha de conscientização na Banda distribuindo material educativo contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, através da Rede Abraça-me.
Saúde
No campo da saúde todos os hospitais e unidades estarão com equipes reforçadas no período de carnaval. Além disso, haverá a distribuição de 500 mil preservativos nos principais eventos.
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) também reforça a campanha de doação de sangue. O Hemoap vai estar aberto para coleta nos dias 28 de fevereiro, 1° e 4 de março. Nestes dias haverá uma programação especial para doadores com blitz educativa em parceria com a Maçonaria, limpeza de pele, apresentação da bateria de escolas de samba local e a presença da rainha das rainhas do carnaval amapaense.
Segurança Pública
A Polícia Militar montou um esquema especial para garantir a segurança no carnaval. Serão empregados 994 policiais, 93 viaturas, 16 motocicletas e 3 ônibus nos 16 municípios. O maior contingente será destacado para cobrir o Bloco A Banda, em Macapá. Haverá policiamento também na Corrida da Unifap, Carnaval em Mazagão, Carnajari, Carnaval do MP, Beirol Folia, Carnaval em Santana, Fronteira Folia, Carnafolia e Quinta Feliz na Folia.
Além de policiamento nos eventos carnavalescos, as estradas serão fiscalizadas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE). E o Detran estará com blitz da Lei Seca. A Polícia Civil atuará em regime de plantão em todos os municípios. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP) vai atuar com efetivo total de 170 militares e 10 viaturas, entre carros de combate a incêndio, ambulâncias e de salvamento.
E o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP) fiscalizou o centro comercial de Macapá e Santana checando se as lojas que comercializam produtos carnavalesco como fantasias e adereços, estão seguindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A fiscalização continua em bares e boates nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, para checagem da padronização de higiene, validade do que está sendo comercializado nesses locais e emissão de nota fiscal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *