GEA empenha R$ 4,5 milhões para a construção da Casa da Mulher Brasileira

Por Alyne kaiser

Já está empenhado o recurso de aproximadamente R$ 4,5 milhões para a construção da Casa da Mulher Brasileira. O espaço será construído no bairro São Lázaro, na zona norte de Macapá com serviços especializados às vítimas de todo o tipo de violência. O recurso é da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, idealizadora do projeto, com contrapartida do Governo do Estado.  Com a do Amapá, será a 9ª casa a ser construída em todo o Brasil.

Em reunião nesta quarta-feira, 27, foram tratados os detalhes da limpeza da área que começou esta semana e sobre o georreferenciamento, necessário para medir o terreno para que seja iniciada a construção, prevista para o primeiro semestre de 2018.

 

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra, no mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A Casa é um dos eixos do programa Mulher Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

“Trata-se de um passo definitivo que o Estado do Amapá está dando para o reconhecimento do direito que as mulheres tem de viver sem violência”, endossou a titular da SEPM, Aline Gurgel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *