Game Developers Conference – A feira anual dos desenvolvedores da indústria de games

*Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Aconteceu de 19/07 a 23/07 a “Game Developers Conference(GDC)”, uma feira anual onde diversos desenvolvedores de jogos se reúnem e dividem conhecimento uns com os outros sobre o desenvolvimento de seus jogos e como lidaram com problemas durante o desenvolvimento ou de outros fatores da indústria de jogos, como por exemplo: um famoso vídeo: “30 things I hate about your game pitch” onde um veterano da indústria mostra 30 erros comuns que não precisam estar no pitch (técnica de apresentação onde se apresenta um produto ou uma idéia em um curto período de tempo, podendo variar de 30 segundos a até 20 minutos) de um jogo, ou fazem uma análise postmortem de um jogo antigo e também falam de coisas que foram aprendendo na indústria conforme os anos foram se passando.

A GDC aborda diversos temas relacionados aos jogos, abrangendo design, arte e ilustração, animação, programação, áudio e até mesmo marketing e problemas legais. É uma excelente fonte de aprendizado. Também é excelente para aqueles que desejam saber mais sobre o processo de fazer jogos ou conhecer trivia sobre seus jogos favoritos e como foi o processo criativo para chegar no produto finalizado.

O canal oficial da GDC no youtube possui diversos vídeos das palestras feitas durante o evento e muitas delas contam com desenvolvedores que já tem décadas de experiência na indústria ou com desenvolvedores de jogos mais recentes que ficaram  populares.

Apesar de ter começado como um evento inicialmente voltado para os próprios desenvolvedores,  o evento se abriu para o público maior e agora é possível comprar passes para assistir as palestras.

Nos dias 29 e 30 de setembro será realizado a GDC Masterclass onde haverão  aulas virtuais com desenvolvedores. Com o interesse do público crescendo mais e mais, o evento se tornou uma porta de entrada para muitos que desejam começar a desenvolver jogos.

 

A GDC começou em 1988 com apenas 27 desenvolvedores, todos reunidos na sala de estar de Chris Crawford, aquele que inicialmente organizou o encontro com amigos e associados, e ano após ano a quantidade de desenvolvedores participantes  foi crescendo e virou o que é hoje, a maior reunião anual de desenvolvedores profissionais da indústria.

Links:

30 things I hate about your game pitch

Site da GDC

Canal no youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.