Filme-Documentário sobre pesquisa e marca da identidade musical transfronteiriça do Brasil-Amapá e Guiana-França, é lançado nesta quarta-feira, 19

Será lançado nesta quarta-feira,19, às 09:30 horas, o documentário “ interAMAZÔNIAS – uma fronteira musical”. O Filme é resultado de dissertação de mestrado de Clicia Vieira Di Micele, e mostra como a criatividade e a vitalidade da música tradicional do Amapá e da Guiana Francesa ajudaram a manter uma herança ancestral africana que ainda está muito presente. O filme tem a duração de 1h30min e será apresentado em uma sessão aberta ao público no Cine Imperator do Vila Nova Shopping.

O filme inicia trazendo o conceito de fronteira, não como fim ou inicio de um território, mas como lugar de junção, sendo abordado em uma perspectiva da interação, um ponto de contato entre culturas distintas que estabelecem trocas e se reconhecem pelas particularidades que essas culturas carregam.

E trata a fronteira como lugar fecundo e área privilegiada. Nele são apresentados os ritmos tradicionais como o Batuque e o marabaixo do Amapá e o KANMOUGWÉ e GRAJÉ da Guiana Francesa.

Na sequência, a abordagem é sobre a música contemporânea encenada pelos compositores e cantores que trazem em sua obra a leitura dessa amazonidade. No filme, tradição e contemporaneidade não aparecem como pares opostos, mas como elementares e complementares.

 

Clícia Vieira Di Miceli é geógrafa e produtora cultural. Ingressar em um programa de mestrado em Estudos de Fronteira lhe proporcionou fazer esse casamento entre música, geografia e região amazônica. Por meio desse documentário, foi possível expressar, através da música, um pouco do seu “olhar” sobre as geograficidades que interagem nessa fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa.


Serviço
Dia: 19/06 (Quarta-feira)
Hora: 9:30 horas
Local: Cine Imperator do Vila Nova Shopping
Endereço: Av. Pres. Vargas, 271 – Central

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *