Fête de la Musique: Unifap abre festival europeu de música nesta quarta-feira

Fête de la Musique ou Festa da Música, em português, é um evento criado na França, em 1982 pelo então ministro da Cultura francês Jack Lang. O sucesso foi tão grande que ele se espalhou para mais de 80 países, que anualmente reúnem multidões em palcos espalhados pelo mundo, no dia 21 de junho, em comemoração à chegada do verão no hemisfério norte.

Nessa data, os musicistas de diferentes vertentes espalham sua harmonia em todos os cantos das cidades, levando música e alegria pelas ruas, praças e estações de trem. No Brasil, o festival foi batizado como Circuito 21 e terá os primeiros acordes ouvidos nesta quarta-feira, 19, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a partir das 15 horas.

A versão amapaense do Fête de la Musique é organizado pela Pro-reitoria de Graduação da Unifap em parceria com a Escola de Música Walkíria Lima, Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap), Sebrae e o programa de rádio Horizontes no Ar. O objetivo é valorizar a música brasileira, em especial, a música nortista e dar oportunidade para novos talentos.

Como instituição escolhida pelo Fête de la Musique, a Unifap pode usar a marca do evento, mas não recebe recursos financeiros para o custeio das despesas, o que impõe certa dificuldade aos organizadores. No entanto, eles encararam o desafio e fizeram do obstáculo um impulso para chegar onde queriam.

“Como dizer que o nosso povo não gosta de cultura se nós não a promovemos? Acho que esse evento faz a gente deixar de pensar apenas nos recursos vindos do governo federal e começar a agir com as próprias pernas. A comunidade precisa desse retorno”, diz a servidora Nara Braga, que é uma das coordenadoras do Circuito 21.

Bandas locais como a Estrela da Sorte e alunos da escola Walkyria Lima e Iesap, além de artistas do teatro, das artes plásticas e da poesia farão parte do evento, que assim como no país de origem, vai reunir as mais diversas manifestações culturais numa grande festa na capital do meio do mundo, com entrada franca e transmissão pela Rádio Universitária 96,9FM e pelas redes sociais.

Maid informações, acesse a página do evento no Facebook. Confira a programação e deixe de prestigiar! https://www.facebook.com/Circuito21Unifap-2675531042460375/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *