Faleceu Manoel Brito. Desembargador aposentado e ex-Procurador-Geral de Justiça do MP-AP

Faleceu nesta segunda-feira, 05,07, Manoel Brito. Desembargador aposentado e ex-Procurador-Geral de Justiça. Ele teve uma trombose no intestino, foi operado no sábado e agravou no domingo.

Dr Manoel Brito exerceu vários cargos e funções no ex-territtório do Amapá e no estado: Foi professor, delegado de polícia, advogado, presidente da OAB, promotor e procurador de Justiça e desembargador.

Personalidade controversa, contador de causos, amigo de muitos e desafeto de alguns. Adorava falar sobre a história do Amapá e da sua política, e da sua história pessoal, de como, com tantas dificuldades, venceu na vida.

Nascido no município de Amapá, ficou órfão cedo e veio para Macapá, onde estudou. Passou no vestibular para direito na UFPa, e contava que viveu em república e passou privações para conseguir se formar. Mas ao mesmo tempo, se divertia com os demais estudantes amapaenses em Belém, e contava “milhões”de causos dessa época.

Vá em paz, dr Manoel. Nossos sentimentos a D. Áurea e seus filhos. E fica a saudade das boas e divertidas conversas, das “aulas” sobre a história recente do Amapá, contada a mim por um de seus principais personagens.

Ficou devendo o livro, que eu dizia a ele para escrever. E que ele respondia só com uma inconfundível risada.

Foto: Nomeação no cargo de desembargador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *