Estratégias para gerenciar o seu tempo

 

A falta de tempo, a vida corrida e agitada, os afazeres domésticos, os cuidados com as crianças, com familiares, excesso de trabalho e as situações inesperadas do dia-a-dia, nos deixam fora de “órbita”. Todos nós temos uma sobrecarga de obrigações, e o tempo é curto para fazer tudo. Isso acontece com todo mundo, sabia?

Ter habilidade em fazer a gestão do nosso tempo, é primordial para a nossa sobrevivência profissional e para a qualidade de vida. Por vezes, desejamos que o nosso dia tenha mais horas para darmos conta de tudo. Durante a fase mais aguda da quarentena, ficamos surpresos com a ‘disponibilidade’ de tempo, e fomos forçados a repensá-lo. Alguns desperdiçaram, porém, muitos conseguiram imprimir uma quarentena produtiva, iniciaram novos projetos, atualizaram tarefas, aproveitaram a família e buscaram mais qualidade de vida. E agora que a nossa vida tende a voltar ao “normal”, o que devemos fazer para mantermos o nosso tempo sob controle?

Pensando nisso, compartilho com vocês 5 estratégias que usei nas minhas redes sociais para guiá-los nesta jornada desafiadora de fazer a gestão do nosso tempo, de modo a organizar e planejar a sua rotina, inclusive levando em consideração, o inesperado.
1- Delegue: Muitos de nós estamos executando mais tarefas do que poderíamos ou deveríamos. Você já deve ter passado por isso e sabe o estresse mental que causa ao final, com um desperdício de energia gigante. Aprenda a delegar e entenda que ao fazer isso você não está fugindo ou transferindo a sua responsabilidade. Delegar é uma função importante da alta gestão, os líderes delegam e sabem da importância de fazer isso.

Ao delegar tarefas a pessoas da sua equipe você estará permitindo que elas se desenvolvam e se sintam mais úteis e engajadas nas atividades da sua organização. É uma maneira de valorizar as pessoas especiais que estão com você, mas leve em consideração o conhecimento e habilidades de cada uma. Além de tornar a tarefa diária menos cansativa e mais eficiente para todos.

2- Priorize o trabalho: Antes do seu dia começar, faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção imediata e intrasferível. Fique atendo as tarefas não tão importantes e que podem ser delegadas, elas costumam consumir muito do seu tempo e tirá-lo do foco daquelas realmente importantes. Existem tarefas que necessitam de conclusão naquele mesmo dia, enquanto outras podem esperar um pouco mais. Portanto, priorize suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes e que não podem ser delegadas.

3- Fuja da procrastinação: a procrastinação é o adiamento, deixar para depois o que deve e pode ser feito agora. É um verdadeiro mal para a nossa produtividade. De modo geral, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou menos prazerosas. Uma dica aqui é pensar sempre o motivo daquela determinada tarefa, o por quê é importante e qual será seu resultado em curto, médio e longo prazo. Além disso, claro, peça ajuda sempre que achar necessário ou divida a tarefa em atividades menores, delegando-as.

4- Agenda as tarefas: Podemos usar aplicativos, planilhas ou um caderno de anotações para o agendamento das nossas tarefas, faça uma lista de todas as tarefas que você lembrar no momento. Antes de começar o dia faça a verificação de suas tarefas para aquele dia, e tenha certeza de que elas são tangíveis, ou seja, alcançáveis naquelas condições, não adianta criar expectativa para o atingimento de determinada tarefa que exigirá mais tempo dedicado.

5- Aprenda a dizer não: Certamente essa é a estratégia que eu tenho mais dificuldade em cumprir. Apesar de saber que ela é uma regra de ouro e aquela que deve ser cumprida por todos nós. Saiba dizer um NÃO quando você estiver sobrecarregado, mas seja educado e gentil, explique os motivos pelos quais você não poderá aceitar mais uma tarefa. Antes de sair aceitando todas as tarefas, projetos ou atividades que passarem a sua frente, observe a sua lista atual de tarefas, afinal, de nada adianta você assumir mais responsabilidades se você terá que deixar de lado algo já assumido anteriormente.

Aproveite bem o seu tempo, ele é o mesmo para todos nós, a diferença é você quem faz ao usá-lo de maneira adequada, fazendo a gestão do mesmo. Acorde cedo, a maioria dos homens e mulheres de sucesso começam seus dias cedo. Assim, você terá mais tempo para pensar e planejar o que é realmente estratégico, não se deixe engolir pela rotina e inúmeras tarefas. Acordar cedo pode deixá-lo mais calmo, criativo e com uma mente mais livre para pensar no que está por vir.

Quando você perceber que está encurralado por suas tarefas, permita-se uma pausa. Levante e pegue um café, um copo d´água, respire ar puro, troque ideia com um colega, escute uma música, faça uma oração e depois volte ao trabalho. Você certamente voltará melhor e mais produtivo.

E para aqueles que se interessam pelo tema, compartilho com vocês um livro que eu li recentemente, chamado O Milagre da Manhã: O Segredo para transformar sua vida antes das 8h, autor Hal Elrod. O livro explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. Eu recomendo!!!

Por Marciane Santo- Diretora Técnica do Sebrae no Amapá

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