Estado oferece treinamento aos técnicos municipais para vacinação contra a covid-19

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza uma capacitação virtual com objetivo de preparar técnicos municipais para iniciar o processo de imunização contra a covid-19 quando as doses da vacina estiverem disponíveis no Amapá.

A ação faz parte do Plano Estadual de Vacinação contra a doença, que busca manter a rede estadual preparada para receber, distribuir e aplicar a vacina na população, assim que o Ministério da Saúde (MS) liberar as doses.

O treinamento é necessário, uma vez que, pensando na campanha de imunização contra a covid-19, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) desenvolveu um módulo especial para receber os dados de todos os estados. Ele contempla informações como: registro de vacinados, público-alvo, origem e lote de vacinas.

O treinamento capacita os servidores a utilizarem essa nova plataforma. Eles aprendem a inserir dados referentes à campanha de imunização contra a doença, deixando aptos vacinadores e gestores, para o início da vacinação.

Na capacitação, os profissionais também recebem instruções sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o operador responsável pela política nacional de vacinação.

“O conteúdo repassado diz respeito às informações técnicas, principalmente sobre alimentação do sistema de dados durante a campanha de vacinação”, destacou Alan Cristóvão Tavares, que faz parte do suporte técnico do (SI-PNI).

As atividades continuam até que profissionais de todas as cidades estejam cadastrados, treinados e aptos a manusear e alimentar a ferramenta online.
No Amapá, apenas três municípios ainda não haviam obtido êxito no cadastro, por conta de problemas com a internet (Oiapoque, Calçoene e Amapá). Por isso, nos dias 13 e 14 de janeiro, os treinamentos ainda serão ofertados. A perspectiva é que até a sexta-feira, 15, todos os 16 municípios já estejam aptos ao módulo de produção (pós-treinamento).

Programa Nacional de Imunizações
Criado em 1973 e modelo de sucesso no mundo todo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem a missão de reduzir a mortalidade por doenças que podem ser evitadas pela vacina, por meio do fortalecimento e padronização das ações integradas de vigilância em saúde.

Ascom-GEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *