Equipe do SESI Amapá conquista premiação em torneio nacional de robótica

 

Depois de competir com alunos de vários estados brasileiros, a equipe Marco Zero Enterprises volta ao estado com o terceiro lugar garantido no torneio de Robótica FIRST Tech Challenge (FTC). Composto por seis alunos do Ensino Médio articulado à Educação Profissional (EBEP) do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o time também conquistou prêmios de destaque pela motivação e integração demonstradas no evento. A competição aconteceu no período de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro.


O professor de matemática e robótica do SESI, Edgar Isacksson, destacou a qualidade do robô construído pelos estudantes Ana Pontes, Rafaela Fernandes, José Evaldo, Enzo Enrike, Luan Patrick e Jorge Alex. De acordo com o técnico da Marco Zero Enterprises, o resultado alcançado foi excepcional.
“Considero uma honra termos sido uma das 16 equipes a participar da primeira edição realizada no Brasil do FTC. Fomos premiados pela integração e motivação da nossa equipe, e por termos produzido um vídeo da nossa mentora, Angelita Marques. Ela é mãe de um de nossos alunos, que nem participou desse torneio, mas de um anterior, e ela se envolveu tanto que trabalhou junto com a equipe, o que demonstra como conseguimos estimular as pessoas a contribuir para o nosso trabalho”, destacou.


O tema da temporada 2018/2019, “Em órbita”, desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Eles tiveram de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial. Na arena, os robôs feitos pelos próprios alunos ainda tiveram de cumprir missões como se locomover em áreas com crateras, ajudar um astronauta a voltar em segurança para a base espacial e mover satélites para a órbita.

O professor de  física Danilo Ramalho ressaltou que o nível da competição foi muito alto, pois o desafio reuniu estudantes do Ensino Médio com idade entre 12 e 18 anos. “Durante os dias de trabalho todas as atividades foram desenvolvidas em equipe. A interação entre os times dos outros estados proporcionou troca de experiências e o resultado foi brilhante, pois todos – competidores e técnicos – se ajudaram o tempo todo”, pontuou. 

Sobre o Torneio

O Torneio SESI de Robótica é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. O torneio possui quatro tipos de avaliação: Projeto de Pesquisa para colocar as ideias no papel; Design do Robô para desenvolvê-lo; Desafio do Robô, quando a equipe tem de cumprir missões com o equipamento; e a Core Values, quando é avaliado o trabalho em equipe. Os melhores times da etapa nacional garantem vaga em torneios internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *