Equipe de transição do novo governo reúne com secretários de educação dos municípios

Na manhã desta segunda-feira, 28, a equipe de transição do novo governo participou de reunião com os secretários de educação dos municípios do estado. A principal pauta do encontro foi a cooperação entre estado e municípios, através de políticas educacionais que busquem uma melhor qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais.

“Aqui nos atualizamos sobre as pautas e demandas dos municípios. E esse momento foi muito importante para que possamos fazer o nosso planejamento da melhor forma possível, ouvindo os municípios. A política educacional macro não pode ser planejada sem ouvi-los”. Afirmou Rodolfo.

A reunião contou a presença de dez dos dezesseis secretários municipais de educação do estado. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Amapá, UNDIME, entregou uma carta de intenções à equipe de transição que ressalta alguns pontos de atenção. Um deles é a municipalização do primeiro segmento do ensino fundamental que atualmente é de responsabilidade do estado. Para o presidente da UNDIME, Manoel Souza, a cooperação entre a SEED e os municípios precisa se fortalecer cada vez mais.

“A parceria existe, temos o programa Criança Alfabetizada, que tem como foco principal a alfabetização no tempo certo. Mas temos outros pontos como municipalização, transporte escolar e o repasse de recursos do ICMS”. Destacou Manoel Souza, presidente da UNDIME.

A coordenadora do Grupo de Trabalho da transição, da área da educação, Sandra Casemiro, avaliou que a reunião foi muito produtiva e vai fazer toda a diferença no planejamento dos primeiros dias de gestão.
“O objetivo é traçar uma agenda de trabalho para o ano de 2023. Os secretários tiveram a oportunidade de expor para a equipe de transição as suas dificuldades, os avanços que tiveram. Mas também os pontos que ainda precisam ser discutidos. Nós fizemos as anotações e incluiremos no nosso relatório de transição, que será entregue ao governador eleito e ao gestor que assumirá a pasta da educação”, pontuou a coordenadora do Grupo de Trabalho da Educação, Sandra Casemiro.

Fotos: Maksuel Martins

Assessoria de Comunicação do governo eleito do Amapá, Clécio Luís
Contatos: Ilziane Launé (96)981012131 / Worchiely Costa (96)999700061

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *