O governador do Amapá Waldez Góes anunciou em suas redes sociais nesta segunda-feira, 22, que o Ministério da Saúde cancelou o lote com 16 mil doses de vacinas contra a Covid-19, que chegariam nesta terça-feira, 23.
Segundo Waldez, os atrasos do Ministério da Saúde no cronograma de entrega das vacinas e a lentidão na aprovação de novos fornecedores pela Anvisa têm gerado um sentimento de insegurança nos governos estaduais.
“Lamentamos que o Ministério da Saúde tenha dado garantia de um novo cronograma com a perspectiva que até julho teríamos 50% da nossa população vacinada. Mas nesta semana, já temos um furo nesse cronograma falhando com a entrega de 16 mil doses que chegariam nesta terça-feira, 23. Isso gera uma insegurança, uma incerteza. Nós temos vacinas suficientes para aplicação da segunda dose, nós tivemos todo esse cuidado com o nosso Plano de Imunização Estadual de não aplicar toda a vacina, esperando que governo federal enviaria novos lotes, mesmo eles falhando a segunda dose será aplicada”, explicou Waldez.
O Chefe do executivo estadual também disse que, o governo retomou o diálogo no Fórum dos governadores para cobrar do Ministério da Saúde uma atualização do plano com retorno no início de março, ele também quer ampliação dos grupos prioritários de idosos.