Enfermeira do HE, enfermeiro índio Tyrió e idosa do abrigo São José, foram os primeiros vacinados no Amapá na manhã desta terça-feira, 19

A Enfermeira Kátia Marinho, 55 anos, foi a primeira amapaense a receber a 1° dose da vacina CoronaVac contra a COVID-19, nesta terça-feira, 19. Ela atua há 23 anos como enfermeira e trabalha no Hospital de Emergência (HE) na linha de frente ao enfrentamento ao Coronavírus. O ato aconteceu no Palácio do Governo.

Logo após, foi a vez do enfermeiro indígena, Demetrio Amissipa, 46 anos, da etnia Tiriyó, do parque do Tumucumaque . Desde 2018 atua na enfermagem. A idosa de 68, que é institucionalizada pelo Estado, Brasiliana Lacerda Trindade, foi vacinada no Abrigo São José onde mora.

Em seu pronunciamento o governador waldez góes agradeceu todos os profissionais da saúde, de segurança, aos pesquisadores. “Esse momento significa que estamos na luta pela vida, tenho certeza que nós faremos um trabalho em conformidade para atender com um plano de imunização estadual esses grupos prioritários inicialmente”. Estamos há um ano nesta luta e agora vamos com certeza avançar contra esse vírus”, ressaltou o governador.


A reponsável pela aplicação das primeiras vacinas foi a Coordenadora estadual de imunização, Andrea Mavão. As 31 mil doses da vacina CoronVac contra a COVID-19 chegaram na madrugada desta terça-feira. Sendo 16 mil para indígenas e 15 mil destinadas a imunização de profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus nos centros COVID em Macapá, além de pessoas a partir 60 anos institucionalizados que vivem em abrigos.

Durante o ato, Waldez Hoje, lamentou a perda de 1.005 vidas desde o início da pandemia. “Deixo aqui a minha mais sincera solidariedade às famílias que viveram a dor da partida daqueles que amavam. Por isso, decreto hoje luto oficial de 3 dias em todo o estado e peço um minuto de silêncio as vítimas”, lamentou Waldez Góes.

As vacinas serão encaminhadas hoje aos municípios do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *