Empreendedores do Mercado Central apresentam menu e cardápio inovador, nesta sexta (2)

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), apresentam os empreendedores do Mercado Central e as criações de pratos e do menu para cardápio, que elaboraram após capacitação. O evento acontece no Mezanino do Mercado Central de Macapá, nesta sexta (2), às 18h30. Na ocasião, terá o momento de degustação dos pratos por críticos gastronômicos e apresentação de voz e violão.

 

Capacitação

 

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, a instituição realizará novas capacitações, ainda em 2020, com temas gerenciais para o incentivo da gestão sustentável dos pequenos negócios que atuam no local. “Temos um compromisso firmado com os empreendedores do Mercado Central. Estamos com um portfólio de soluções para cada tipo de empreendimento, estamos otimistas que iniciaremos um trabalho que vai engrandecer ainda mais o ponto turístico da cidade’, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Ela lembra, que a atual diretoria do Sebrae, iniciou um trabalho de capacitação amplo e arrojado para os empreendedores no estado do Amapá. Com a iniciativa do próprio senador Randolfe, a parceria com o Sebrae surgiu, ainda nas obras de revitalização e modernização do mercado, inclusive as obras puderam ser realizadas em função de emenda parlamentar, também de autoria do senador Randolfe e sempre preocupado com a sustentabilidade do mercado, com a preparação dos empreendedores, e com a pós inauguração”, declara a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

 

De acordo com o gestor de Turismo do Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão, os empreendedores recebem qualificação para a melhoria e desenvolvimento de produtos e serviços, com os cursos Criatividade e Inovação em Gastronomia; e Elaboração e Desenvolvimento de Cardápios. O treinamento ocorreu no período de 21 a 23 de setembro e de 28 de setembro a 1º de outubro, respectivamente.

 

“A ação, compõe o Projeto Macapá Empreendedora, que recebeu emenda do Senador Randolfe Rodrigues, para a qualificação, específica, dos empreendedores do Mercado Central de Macapá. Esse foi o início das capacitações contínuas que os empreendedores receberão”, informa o gestor de Turismo do Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão.

 

Inovação

 

Para este momento, o Sebrae no Amapá, traz a gastrônoma e Chef Solange Sussuarana, profissional experiente, com a missão de junto aos empreendedores aprimorarem o cardápio e desenvolverem novas receitas para a comercialização aos turistas que chegam na cidade de Macapá. “A missão é valorizar os insumos locais e fortalecer a nossa identidade gastronômica’’, destaca a Chef Solange Sussuarana.

 

Após o processo de construção de novas receitas, os empreendedores apresentarão os novos produtos que podem ser comercializados no Mercado Central.

 

1.Restaurante Encontro dos Amigos

Novo prato: Filhote ao Leme

História: Nome em homenagem a carreira do pai, motorista fluvial do Governo do Amapá. Sempre que retornava para casa após dias embarcando, trazia consigo um filhote fresquinho para ser apreciado a mesa com a família. Era um banquete a ser servido e degustado por todos.

 

2.Restaurante Vitória

Novo Prato: Pirapitinga ao Modo Chef Cleo

História: Receita em homenagem a matriarca da casa, que tinha o hábito que preparar o alimento para a família. A receita faz uma releitura, com sugestão da proteína sem espinha e acréscimo de ingredientes e acompanhamentos.

 

3.Restaurante da Ester

Novo Prato: Gurijuba ao Creme de Cenoura

História: Receita criada pela proprietária do restaurante, com o objetivo de oferecer um novo sabor ao público do Mercado Central.

 

4.Restaurante da Ivanete

Novo Prato: Filhote de Forno

História: Receita criada pela proprietária, com aplicação de técnica de cocção em papillote.

 

5.Restaurante Bom Paladar

Novo Prato: Costelinha de Porco ao Molho de Abacaxi

História: Receita criada para composição do novo cardápio, com aplicação de técnicas clássicas de cocção e redução de molho. Inclue farofa nutricional de couve e cenoura.

 

6.Lanchonete da Mary

Novo Prato: Bolo Vulcão com cobertura de Cupuaçu e Castanha do Brasil

História: Uma nova proposta de lanche, criada pela própria empresária para ser ofertado no Mercado Central. A proposta inclue um chá de hortelã.

 

7.Lanchonete Popular

Novo Prato: Sanduiche Festivo

História: Seu Antônio elaborou a receita para compor o novo cardápio do seu estabelecimento. Ele utiliza o famoso pão baguette em corte diferenciados, com recheio de creme de presunto de peru defumado, com acompanhamento de suco de limão.

 

8.Lanchonete Ponto do Café

Novo Prato: Pastel de Pirarucu

História: O pirarucu é uma das maiores riquezas da região amazônica, por isso a escolha ousada do Sr. Jorge Sandim na elaboração do pastel de pirarucu na composição do novo cardápio.

 

9. Bombons da Sol

Chocolate com Recheio de Queijo e Goiabada

Bombons com casamento perfeito (queijo com goiabada) com a pegada amazônica, usando queijo da região.

 

10.Restaurante Flor de Liz

Prato: Dourada à Clécio Luis

Prato em homenagem ao Prefeito Clécio Luiz.

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Twitter: @sebraeap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *