Em defesa do PT, da democracia e do prefeito Nogueira

No último dia 30 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) cassou o mandato do atual prefeito e companheiro do PT, Antônio Nogueira, único prefeito reeleito democraticamente na história política de Santana.

Nogueira, o PT e a coligação de esquerda derrotaram nas urnas, de forma esmagadora os poderosos e as elites tradicionais do município que queriam retornar ao governo municipal. Sabemos que a perseguição política sofrida por parte da imprensa e das elites é fruto da opção feita por Nogueira no segundo turno das eleições de 2008 em Macapá.

Antônio Nogueira venceu a última eleição para prefeito em Santana. Foi a decisão do povo. Ele enfrentou os grupos políticos mais fortes do Estado e ganhou no voto.

Mas os poderosos não deram o braço a torcer, não respeitam o povo. Aproveitaram a crise e estrangulam Santana. A cidade só recebeu ajuda do Governo Federal e de seus cidadãos.

Os poderosos inventam um mar de denúncias em suas TV´s, jornais e rádios. Pedem propina para falar a verdade e mentem sem nenhum pudor, sem nenhum medo.

Agora inventaram um processo para cassar o companheiro Nogueira, o principal prefeito de esquerda do Amapá. Uma farsa jurídica, num julgamento controverso.A corte eleitoral de forma equivocada, baseada em uma ofensiva política de nossos opositores, infelizmente atentou contra o que foi decidido nas urnas. Na última sexta-feira cassaram por três votos a um o mandato que o povo depositou nas urnas.

Dizem que a prefeitura assinou um convênio com o GEA fora do prazo legal e que a prefeitura ao fazer o seu trabalho, daria vantagens à Nogueira nas eleições. Um convênio para a limpeza da cidade que nunca foi concretizado. Seria o apoio do governo do estado para a coleta de lixo, mas isso NUNCA ACONTECEU. Até hoje a limpeza da cidade é feita com recursos próprios, com toda a dificuldade, sem a ajuda de ninguém.

E com base nesse suposto “crime” querem substituir o povo e tirar Nogueira da prefeitura. Isso porque ele incomoda. Porque é uma liderança nova, com idéias novas e postura independente.

Nós do PT não poderíamos jamais compactuar contra esse atentado à democracia e aos valores republicanos. Por isso, o PT vem a público repudiar a ofensiva golpista das elites e da oposição de direita que querem roubar o mandato conquistado nas ruas e nas urnas.

É dever de todos os petistas defender a soberania popular e o mandato de prefeito reeleito pelo PT. E o que o povo santanense decidiu em 2008 foram mais quatro anos de mandato para o PT e seus aliados históricos (PCdoB, PSB, PR, PMN, PTN). Não é na base das manobras e armações que iremos aceitar a cassação de nosso mandato. Somente o povo pode tirar aquilo que nos foi dado.


Comissão Executiva Estadual do PT do Amapá

Macapá-Amapá, 06 de Maio de 2010.

  • Que pena ainda existirem pessoas que não sabem viver sem poder!!! Senhor Rosemiro Rocha, a sua vez já passou e o senhor não soube fazer o que deveria ter feito!!! Deixe agora o Prefeito trabalhar! Pelo menos, agora temos crédito na praça, não precisamos mais sair de Santana para Macapá para comprar nas grande importadoras, pois elas já estõa aki, temos opção de um bom supermercado, duas salas de cinema (tem cidades grandes dentro do estado de Minas Gerais que não tem nenhuma), ganahremos uma nova prefeitura, teremos um teatro, um terminal pesqueiro… Puxa, Santana tá crescendo!!! NÃO QUERO REGREDIR!!!

  • Sou moradora de Santana e votei no Nogueira, fico triste de ver a cidade assim tão malcuidada, mas o sr. Prefeito deveria vir a público e dar as devidas explicações, contar que também o governador abandonou a cidade por retaliações políticas e o povo além de ajudar cobraria do poder estadual a ajuda tão necessária para o povo. Dizem que os unicos que ajudaram com projetos p/ Stn foram o então ex-senador Capiberibe e sua esposa Janete. Aos senhores julgadores trocar seis por meia dúzia não da

  • Lene,
    Essa cassação do Nogueira tá parecida com a cassação do Piratas na Liga. Presunção de um crime que nunca houve. É a LIESA fazendo escola.
    Alcione

  • Pior do que Macapá, é Santana. Ter que escolher entre Nogueira, Rosemiro e Num-sei-o-que Borges?! Tá amarrado 3 vzs!!

  • Essa pessoal do PT que se diz de “esquerda” é um espanto, aprenderam o ABC do Capi e agora a culpa dos crimes do Nogueira é armação da elite. Condenação criminal pela distribuição de Carteiras de Motorista em troca de votos, onde dezenas, centenas de pessoas morreram no trânsito. Culpa da elite. Cassação por abuso de poder político e compra de votos. culpa da elite. Administração com graves indícios de corrupção. culpa da eleite. Abandono de Santana. Culpa da elite. Obras inacabadas desde o primeiro mandato, como o terminal pesqueiro/centro administrativo/teatro municipal. Culpa da elite. Já tô vendo na do Nogueira uma aureola.

  • sou santanense e conheço o nogueira desde criança, até hoje somos vizinhos, no último sábado passou em frente de casa acompanhado da janete capiberibe e nem sequer um cumprimento,
    será que é porque agora ele representa a elite santanense que mora em grandes mansões e a mais nova de santana é a dele que está sendo construída na 07 de setembro maior até mesmo do que o prédio administrativo , pois possui tres andares. Quem quiser comprovar vá lá, bem em frente ao sttrans.Parece até que o dinheiro desse povo filha.

  • sou morador de santana e estou inconformado com a situação de descaso que santana se encontra, ruas esburacadas sem condições de trafego seguro, as principais avenidas mostram um cenário triste de uma cidade sem administrador. infelizmente a incoerência politica é presente e se tornou algo comum. acorda prefeito para honrar o que vc prometeu ao povo de santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *