Ele. O Urubu

Contribuição do leitor Jocildo Lemos

Querida Alcilene,

talvez seja pedir demais, ainda assim peço porque a causa é nobre. Fiz esta pesquisa no site oficial do Flamengo: www.flamengo.com.br e gostaria que você publicasse em seu blog, para calar de vez esses torcedores que tentam “macular” nosso mascote: o Urubú.


Um forte abraço rubronegro.

Jocildo Lemos

Mascote Rubronegro

O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 40 (e posteriormente de desenhos animados). A idéia para o mascote partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Fl amengo, além de sua óbvia ligação com o mar. Porém não havia ainda uma verdadeira identidade entre o mascote e o clube.

Na década de 60 as torcidas rivais, como forma de provocação, chamavam os torcedores do Flamengo de “urubus”. Logicamente os torcedores rubro negros se sentiam ofendidos, afinal era essa uma forma de ridicularizar uma torcida popular, formada em sua maioria de afrodecendentes e pessoas de baixa renda.

Porém se há outra característica associada ao Flamenguista, essa é a irreverência. Só ela explica a atitude de um grupo de torcedores às vésperas do clássico entre Flamengo e Botafogo, pelo segundo turno de campeonato Carioca de 1969. Na época, os dois clubes faziam o clássico de maior rivalidade pós-Garrincha. E o Flamengo não vencia o rival fazia quatro anos.

Alguns torcedores decidiram levar o animal ao Maracanã naquele final de semana. Mas onde conseguir um urubu## A resposta veio no sábado pela manh ã, no depósito de lixo do Caju. Depois de capturado, o animal foi levado para um apartamento no Leblon. No domingo, o levaram ao estádio enrolado a uma bandeira. A intenção: Quando a equipe entrasse no gramado, soltariam a ave.

Nas arquibancadas, os torcedores do Botafogo gritavam, como sempre, que o Flamengo era time de “urubu”. O clima no estádio era o de um grande clássico, com quase 150 mil torcedores, o que deixou a ave bastante agitada. Então os torcedores decidiram soltá-la, mesmo antes da entrada da equipe: Meio assustada, ela faz o seu vôo sobre o gramado carregando uma bandeira rubro negra presa ao corpo, e pousa em campo pouco antes do jogo iniciar. Foi o bastante para a torcida fazer a festa, vibrar e gritar: “é urubu, é urubu!”.

O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1, quebra o tabu de nove jogos sem vitória sobre o rival e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Popeye. O cartunista Henfil, rubro-negro, trat ou de humanizá-lo em suas charges esportivas em jornais e revistas, e desde então o urubu tornou-se um mascote popular.

Do genial Henfil
Do genial Henfil
  • É isso ae Urubu!!!!! Vamos passar o sal nessas carniças que são os Bambis, Bacalhaus e gavioas da vida!!!!!Com disse uma futura jornalista do SEAMA: Não sei com tem gente que “se asujeita” a menosprezar o nosso querido URUBU.

  • O urubu é o mascote da nação flamenguista, time de maior torcida do mundo. Na realidade, em muitas cidades deste imenso país, o urubu chega a ser mais importante que o próprio prefeito, porque onde não existe limpeza pública, o urubu é encarregado de limpar a cidade de animais domésticos mortos que são abandonados na rua, evitando a proliferção de doenças e o mau cheiro. Talvez o urubu seja a ave mais benéfica para o homem, afinal papagaio, periquito, arara, tucano, passarinhos de todo o tipo, são decorativos. O urubú é trabalho, é garra, é povão!

  • Aproveitem p/fazer essa “limpeza”,pq o bacalhau tá de volta.O urubu se sente feliz em comer bacalhau de vez em quando,mas em 2010 vai ter que se contentar c/o LIXÃO mesmo…..kkkkkkkkk
    Bem que este urubu podia aproveitar que a maré tá boa e dar um rasante ai nessa SUCUPIRA, p/fazer uma limpa geral.OH! cidadezinha suja,de politicos então,nem se fala.AFF!

    • Caro BLZ,

      Parabens pelo expressivo título conquistado pelo Vasco da Gama, CAMPEÃO BRASILEIRO de 2009, mas da 2ª divisão. Hehehehehe, vcs vascaínos, só rindo mesmo.

  • Do blog de Tutty Vasques
    A era Andrade
    O ex-jogador Andrade está conseguindo um feito incrível como treinador do Flamengo:
    Vem desconstruindo, uma a uma, as poses dos técnicos de futebol de hoje em dia.
    Do jeito manso de falar à maneira simples de pensar e de se vestir, seu estilo vitorioso dispensa mau humor, arrogância e vaidade.
    Nem as unhas ele faz!
    Vanderlei Luxemburgo deve estar arrasado!

    • Desde quando cuidar das unhas é ser vaidoso? Fazer as unhas,faz parte da higiene de qualquer ser humano.Mas pensando melhor,vc até que tem razão,URUBU não é humano e nem se dá ao luxo( ou é ao lixo?), dessa tal VAIDADE ai que vc fala.

  • AEEE… FAZ TEMPO QUE EU NAO VEJO A URUBUZADA COM ESSA SOBERBA TODA KKKKKK!!!! TIREM ESSA TACA DO MORUMBII PELO AMOR DE DEUS… ESTA LA DESDE 2006 !!! QND A MAIOR TORCIDA? PREFIRO SER A TERCEIRA MAIOR, MAS COM GLORIAS E TITULOS, MOSTRANDO NO BRASIL FALIDO, COMO UMA INSTITUICAO DE FUTEBOL PODE DAR EXEMPLO, E SE SOBRESSAIR NO MEIO DO CAOS! SAO PAULO SEMPRE! APRENDAM, EM VEZ DE XINGAREM, COPIEM! RUMO AO HEPTA SAO PAULOOOOO!! KD A FOTO DO LIDER LENEEEEEEEEEE??????? OLHA A PARCIALIDADE!!!

  • é isso ai,, tricolor paulista em 2009 é HEPTA, chorem, porcos, galos, raposas e urubus, o titulo é de quem sabe fazer futebol…. comemorem o vive urubus, ja é demais pra quem vive lutando pra nao ser rebaixado…ahahaha

  • Alcilene, êta “torcedorizinhos”, sem cultura, mal educados e sem espírito desportivo. Venham com argumentos ao menos significativos, discutamos na boa, sem baixar tanto o nível, da parte destes, futebol é alegria, é paixão, é também saber perder, seja no argumento, seja, se for o caso, no campo de jogo, ainda assim, sempre será motivo de festa pois afinal, um lado sairá vencedor e, portanto, comemorará. Continuo acreditando no HEXA DO MENGÃO, reconheço inclusive a vantagem do SP, mas sou FLAMENGUISTA e ser FLAMENGUISTA é acreditar sempre, segunda feira é dia: Dia de novo líder do Brasileirão, UUHH UUHH É URUBÚ, DÁ-LHE MENGO. UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO, FLAMENGO SEMPRE EU DE SER . . .

  • Pois eu continuo no HEPTA DO SAO PAULO 🙂 os anos ateriores corroboram para isso 🙂 HEPTA CAMPEAOOOO!! NO BRASIL SETE VEZES TE AMO TRICOLOR, NO MUNDO, 3 VEZES TE AMO! VAMO FAZER FUTEBOL EM MARTE, QUE LA TE AMAREI TBM! O campeaoo voltouuuuuuuuuuu….. o Campeaoooo voltouuuuuuuu… o Campeaooo voltouuuuuuuuuu, olha o JASON AI 🙂

  • E se o flamengo for lider segunda feira, eu serei o primeiro a vim aqui parabenizar, Sao Paulino esta acima desse nivelamento que se estende por baixo, sabemos reconhecer, e ficamos felizes em ver clubes se modernizando, e prosperando, Acredito no sao paulo lider segunda, mas se for o Flamengo que assim seja, Ninguem vira Lider do Brasileiro a toa, isso envolve trabalho, e muita vontade, garra e sangue na ponta da chuteira, Por isso o SPFC eh campeao desde 2006, mas se esse ano tiver que ser o flamengo, QUE ASSIM SEJA!

  • Eu so acho justo ter uma foto do atual lider aqui no blog, que seja feita a justica!! UMA FOTO DO TRICOLOR LENEEEEE!!! 🙂 BEIJOS hehehehe!!

  • concerteza os sao paulinos sabem reconhecer a vitoria alheia, entao reconhecam o melhor time brasileiro da atualidade, pois somos tri consecutivos e hexa no total, e lideres do atual campeonato, isso ninguem fala. nao vou nem citar o quanto estranho, primeiro o sao paulo perde mando de campo contra esporte, depois o stjd pune 3 ttitulares com 3 jogos de suspensao, ta estranho, mas mesmo assim a raca tricolor vai perdurar e vamos brigar por esse titulo como nunca. VIVA TRICOLOR PAULISTA, o uncio hexa campeao do brasileiro.

  • O Flamengo está no caminho certo. Cada passo de uma vez. Estamos jogando o melhor futebol do Brasil atualmente e nada mais justo do que o título ficar em nossas mãos. O HEXA está cada vez mais perto e com sbedoria e pés no chão iremos vestir Macapá e o resto do Brasil de vermelho e preto, quiçá o mundo, numa festa que só os rubro negros sabem fazer. Vamos festejar. Saudações Rubro Negras.

  • Alô urubuzaba, quero ver vocês todos torcendo pelo meu querido Botafogo. Vestindo a camisa do glorioso e cantando: “E ninguem cala, esse nosso amor, e é por isso que eu canto assim,é por ti fogooooooo. Cantem, pois só o Fogão pode salvar vocês. Sofram.hehehehehehehehe

  • A verdade sobre a armação em marcha no Campeonato Brasileiro

    Publicado por Fabricio Pessoa em 19 Novembro, 2009

    Este post foi escrito no dia 19 de novembro de 2009, dias antes da conclusão da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol da Primeira Divisão.

    O São Paulo está em primeiro, dois pontos à frente do Flamengo. O campeonato certamente vai reservar muitas emoções até o seu término final, mas é certo que há algo muito estranho no ar…

    …e essa estranheza se traduz agora numa série de circunstâncias que apontam um claro favorecimento ao Flamengo nesta reta final. Vejamos:

    1) O jogo Corinthians e Flamengo foi transferido para Ribeirão Preto, decisão esta que teria sido tomada por questões de segurança e seguindo solicitação da Polícia Militar, já que o Palmeiras também atuará na capital paulista na data do jogo do Corinthians. Ora, porque não alterar a data ou horário da partida o que já aconteceu com Palmeiras e São Paulo, ambos concorrentes diretos ao título e que foram efetivamente prejudicados com a alteração?

    2) Dia 18 de novembro, três jogadores do São Paulo foram igualmente punidos com TRÊS jogos de suspensão, devido a faltas realizadas em jogo anterior, sendo que tais faltas foram cometidas em grau totalmente diferente uma da outra;

    3) Além disso, o efeito suspensivo do julgamento da perda de mando do mesmo São Paulo na última rodada foi indeferido, o que aponta uma tendência de que, de fato, o tricolor seja impedido de jogar o último (e talvez decisivo) jogo na sua própria casa, gerando assim mais prejuízos para o atual líder, fato este já frisado pelo próprio Juca Kfouri em seu blog e que é idêntico a outros anteriormente vistos no mesmo campeonato e onde nada aconteceu, como a invasão de campo no Maracanã em um jogo do próprio Flamengo e outra invasão no Mineirão em uma partida do Atlético-MG;

    4) No jogo entre Palmeiras e Grêmio, dois jogadores do próprio Palmeiras foram expulsos, sendo que um deles (Maurício) não chegou a agredir ou sequer atingir o outro (Obina), ato que deveria ser punido no máximo com o cartão amarelo, e não com o vermelho, como acabou acontecendo.

    Os fatos acima só vem comprovar que está em marcha uma – digamos – combinação de atos que estão apontando claramente um favorecimento ao Flamengo na competição, a meu ver de uma forma inadmissível e que beira a injustiça.

    E quem seria beneficado com esse favorecimento? Bem, não quero apontar suspeitos, mas é evidente que a TV Globo seria beneficiada ao ver em evidência a torcida mais numerosa do país, já que uma eventual vitória do Flamengo certamente geraria mais ibope para o canal em 2010.

    O fato é que estas ocorrências recentementemente verificadas no “tapetão” são graves, estão afetando de maneira negativa as possibilidades de decisão justa do campeonato, e por isso mesmo devem ser objeto de alerta desde já, para que tudo ainda possa terminar na forma correta, ou seja, decidida dentro de campo.

    Espero francamente que os atos irregulares acima narrados sejam corrigidos a tempo, e que sejam apuradas as responsabilidades dos vários envolvidos nestes fatos, o que dará a necessária lisura ao Brasileiro e permitirá que o campeão de 2010 seja realmente aquele que fez por merecer o título nas quatro linhas.

  • eh isso ai… SAO PAULO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, VAMO ESCREVER 7 VEZES SEU NOME NA HISTORIA DO CAMPEONATO MAIS DISPUTADO DO PLANETA!

  • Ei São Paulinos, ainda não acabou, párem de tentar justificar uma possível e, breve perda do campeonato. Calma, muita calma nessa hora. Não joguem a toalha não, isso acontecendo não terá tanta graça assim o HEXA DO MENGÃO. Mas . . . tudo bem. Ei Paulão, nós não estamos precisando do Foguinho não, ele tem que ganhar pra fugir do rebaixamento. O fato de, em vencendo ajudar um pouquinho o MENGÃO, é só um detalhe, um mero e belo detalhe. O foguinho não fará por nós flamenguistas, mas por ele mesmo, você sabe.

  • Jocildo, o campeao mundial de chororo eh o flamengo e vc sabe, e acho que usei argumentos bastantes plausiveis para descaracterizar um possivel choro, nao vamos perder este campeonato, por isso nao estou justificando nada, agora concorde comigo, tah uma arrumacao pra dah esse titulo pro flamengo que da do, lembra qnd o rogerio defendeu o penalty do pet e o juiz mandou voltar? porque nao mandou voltar qnd o bruno se adiantou nos 3 penaltys seguidos que defendeu:? no maracana teve invasao de campo, porque nao puniram o flamengo? lembra em 2007 qnd o flamengo vinha embalado pra ir pra libertadores? e o mesmo foi punido pela stjd so que num passe de magica colocaram o ultimo jogo de portoes fechado pro ano de 2008? so pq seria “injusto” com o flamengo ? sabe da mais nova? o STJD denunciou ANDRE DIAS e HUGO, com isso alem do mando de campo que O SAO PAULO perdeu, ainda perde 5 jogadores importante pra reta final, ANDRE DIAS, HUGO, BORGES, DABOBERTO E O MENINO JEAN! nao tente ir contra esses fatos, a coisa ta feia, mas VAMOS SER HEPTA MESMO ASSIM, o flamengo que se contente com o seu TETRA! hahahahha saudacoes tricolores 🙂 ah, 17 anos de fila eu entendo o desespero de vcs kkkkkkkkkkkkkk!!! abraco (meu teclado ta sem acento, ainda bem que HEPTA nao tem) hehehehehe !!

  • realmente o texto que o rafael reproduziu aqui tem muita coerencia com o que esta havendo no campeonato, uma pena acontecer isso, porem mesmo sendo todos contra o sao paulo vamos ganhar esse campeonato dentro das 4 linhas, o botafogo que nos perdoe e torca pro flu perder por que o sao paulo vem mais do que motivado para a partida de domingo, tendo em vista esta clara falta de imparcialidade da imprensa, tribunais e dirigentes… o bem sempre vence o mal, nao esquecam… um abc e saudaçoes tricolores, HEPTACAMPEAO BRASILEIRO 2009!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *