Do site da Polícia Federal

OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS COMBATE O DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS NO AMAPÁ

Macapá/AP – A Polícia Federal inicia hoje, 10 de setembro, a Operação Mãos Limpas, no Estado do Amapá, com o objetivo de prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União.

As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria Geral da União e do Banco Central, iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do Superior Tribunal de Justiça – STJ. As apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF.

Foi constatado que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a dois milhões e meio de reais, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembléia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

Foram mobilizados 600 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Além do Estado do Amapá, os mandados estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União.

Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

  • Espero profundamente que não seja mais uma operação que não vai dar em nada. Chega de tanta roubalheira, chega de tanta corrupção. Desses fatos, todo mundo já sabia, só a justiça não queria enxergar. E ainda vai ter inbecil dizendo que isso é jogada politica.

  • ….KD AQUELE “ADVOGADO DO GEA” QUE FOI A PUBLICO DIZER QUE NÃO HAVIA ELEMENTOS SUFICIENTES CONTRA O SECRETARIO DE EDUCAÇÃO….

  • Gostei muito dessa operação assim monstra esses politicos safados que querem se reeleger……… Enquanto o povo sofrendo

  • Que continuem até o fim,independente aonde vai terminar o fio da meada e quanto seja vergonhoso para o Amapá e o Brasil, Lavem com agua cristalina a Alma do Povo.Apuração total e transparente,incondicional e imparcial.

  • O que mas me intritese e atitude de alguns jornalistas que tentam maquiar as noticia, por favor cade a etica, a transparencia nas noticias, quando minha filha fala que vai estudar jornalismo, fico envergonhado, como fazer jornalismo etico neste estado, Parabens Alcile pelo trabalho jornalistico que voce faz.

  • Mais uma vez nos vemos em destaque negativamente na mídia nacional, quando é que poderemos dormir em paz acreditando q nossos representantes estão velando por NOSSOS INTERESSES e buscando soluções para os problemas da população deste Estado tão afastado dos centros desenvolvidos e carente de mudanças.

  • Ei, ei psiu, que, que desenhe ou explique. A moda agora é não ir preso mas sim ser convidado a prestar depoimento ta claro o quer que desenhe.

  • E minah gente quem diria que a casa iria cair mesmo para o senhor waldez goes e pedro paulo e o que ta bom vai continuar essa e boa mesmo cadeia neles nesses vagabundos e pilantras que tem mais e que ir preso mesmo a justiça da terra pode falhar mais a divina e infalivel.

  • Agora a musica da campanha do Pedro paulo ficou assim: “È PRE.. PRE… PRE.. SO
    PEDRO PAULO…..E A DO WALDEZ ficou assim: 1, 2, 3 o WALDEZ TÁ NO XADREZ!
    NINGUEM AGUENTAVA MAIS, A CASA CAIU!

  • agora a musica do pedro paulo ficou assim: É PRE PRE PRE SO PEDRO PAULO…..
    A musica do Waldez ficou assim: 1, 2 3 o Waldez tá no XADREX….
    A CASA CAIU.

  • Vergonha,
    Depois falam que não tem recursos para educação…
    Parabéns a Polícia Federal,resta agora ver todos esses bandidos na cadeia.

  • A harmonia continua governador, presidente da assembleia e tribunal de contas mais o ex-governador e ex-primeira dama todos juntos no presidio da Papuda no DF.

  • A casa caiu e a chapa esquetou!!
    O “esquema”, que era bom (prá eles), durou, demorou, mas finalmente caiu …..
    E agora, como sobreviverão os prosélitos puxas-saco de plantão, principalmente os de alguns jornais, de emissoras de rádio e de tv, que se sustentaram e sustentaram, ao longo de uns bons 08 anos, por substanciais $$$$, o necessário suporte midiático à manutenção do grupo da “maracutaia”?
    Sim, o povo, ignorante do que ocorria nos bastidores do Governo, foi iludido e deliberadamente mal informado por uma parcela substancial da imprensa que, de forma venal e insidiosa, usou e abusou de falácias e mentiras – nas quais, se insistissem nelas mais um pouco, eles próprios passariam a acreditar), vendendo à massa esses `impolutos senhores’ envolvidos na estripulia com o Erário, como sendo homens sérios e compromissados com os verdadeiros interesses públicos!!!
    Quiçá imaginaram esses “ probos” ocupantes de cargos públicos, que poderiam criar no Amapá (lamentavelmente um Estado ainda sem expessão no contexto nacional, desconhecido da maioria dos brasileiros, e quem já ouviu falar acha que sua capital é Boa Vista ou Rio Branco), um esquema similar ao que existe no bojo do governo capitaneado pelo presidente Lula e seu ParTido?
    Engedraram então, na busca dos insondáveis interesses do grupo e dos que os apoiavam, no aparelhamento da máquina pública, através da montagem de uma rede de apaniguados das mais variadas matizes políticas, baseada na distribuição de cargos, num Estado rico de recursos naturais, porém, pobre de homens públicos dotados valores éticos elevados, onde verba para carnaval e festas populares são mais importantes que a saúde pública, o saneamento, a educação, por aí vai…. .
    No caso tucujú, isso se deu com as numerosas, malfadadas e inúteis (exceto para a finalidade espúria a que foram usadas) “gerências de projetos”, paridas que foram sem qualquer previsão legal ou suporte orçamentário que as sustentem, através de Decretos gorvenamental.
    Tudo igualzinho ao que acontece na máquina pública federal!
    O que será, doravante, dos pedantes e desprezíveis candidatos que bajulavam, gravitavam e orbitavam as bordas e interiores do “esquema” de poder, que agora caiu?
    Incrível, mas o momento não poderia ser o mais adequado para lembrar-mos a lapidar frase de um homem que foi dotado de verdadeiro espírito público, ícone mundial da democracia moderna :
    «Pode-se enganar todas as pessoas durante algum tempo; pode-se até enganar algumas pessoas durante o tempo todo; mas não é possível enganar todas as pessoas durante o tempo todo». Abraham Lincoln.
    A Verdade, com V maiúsculo, sempre aparece!

  • Esses caras roubram dinheiro da AMPREV; Dos empréstimos consignados; dos planos de saúde; Os 48milhões da venda da Folha de Pagamento do GEA; tudo para eleger na marra o Roberto e a Helena. A HARMONIA domina do prostíbulo a igrejs passando pela cortes. Porém, roubar verbas próprias do Estado é uma coisa, agora roubar verbas federais dá nisso. CADEIA NELES. Pelo menos por cinco longos dias ficaremos livres desses canalhas.

  • Isso é o retrato, que aconteceu na maternidade Macapá, crianças morrendo dvd falta remedio, medicos e material para atendimento. Quanto vale para salva uma criança na maternidade de macapá

  • é Alcineia parece que a operação mãos limpas n parou mesmo..o amapa ja vai parar na midia nacional novamente..que vergonha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *