Do Portal Yahoo: Senador improvável, algoz de Demóstenes tem apelido de ‘radical chique’ e ‘Harry Potter’

Autor do pedido de investigação que levou à cassação do agora ex-senador Demóstenes Torres, Randolph Friederich já seria um parlamentar incomum por seu nome germânico. Mas aos 39 anos, eleito senador com o nome de guerra Randolfe Rodrigues, ele também desperta a curiosidade pela desenvoltura com que passa entre políticos conservadores mesmo sendo do radical PSOL e pelas semelhanças com o personagem juvenil Harry Potter.

Quando chegou ao Congresso, trazido por cerca de 200 mil votos em 2010, Randolfe logo se enturmou com seu adversário local e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Irritou seu próprio partido. Para compensar, colocou-se como adversário do ex-presidente da República quando ele tentou se reeleger no comando do Congresso. Arrancou oito votos – todos da oposição – e desagradou Sarney. Foi aprendendo a arte do tapinha nas costas.
Ainda em seu primeiro ano como senador, admitiu se inspirar no colega que ajudaria a cassar meses depois, o ex-paladino da ética Demóstenes. Ganhou pitos públicos de colegas mais antigos, como o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Com ombradas e afagos, começou a ofuscar colegas de bancada ética. Na CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeira, foi indicado pelo PSDB para ser membro fixo (e olha que ele admitiu ter votado em Dilma Rousseff).
A Comissão Parlamentar de Inquérito deu a esse pernambucano de Garanhuns, de onde se mudou para o Amapá aos 8 anos de idade, os holofotes que faltavam para se tornar uma estrela ascendente da política nacional. Duro nas palavras e atuante nos bastidores, o ex-deputado estadual, que ganhou as eleições também por conta de decisões judiciais contra seus adversários, já era ouvido até pelo decano da Casa, o senador Pedro Simon (PMDB-RS).
O relatório que levou à perda de mandato de Demóstenes e à sua inelegibilidade até 2027 graças ao envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira foi escrito pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Mas o pontapé inicial, quando governistas e oposicionistas mediam os estragos que poderiam sofrer com uma CPI, foi dado por Randolfe. Esse crédito o acompanhará até uma eventual reeleição, em 2018.
Formado em história e ex-petista, partido pelo qual foi duas vezes deputado estadual até ficar sem cadeira em 2006, Randolfe é chamado de modesto pelos amigos, que também o chamam pelo apelido de “Harry Potter”, graças principalmente aos cabelos no rosto parecidos com os do personagem da escritora J.K. Rowling. Outros já o chamam de “radical chique”, por ser do PSOL e se dar bem com tucanos e governistas. Um senador improvável.

 

Por Maurício Savarese

Foto: Randolfe durante a CPI do Cachoeira (Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

  • Canso e Não me Canso de elogiar meu futuro Presidente da Republica. Senador não perca tempo e comece logo a articular essa dobradinha com a Marina……..

    • Seria ótima esta dobradinha,vamos ficar na torcida.
      Dilminha esta decepcionando(não votei nela,+ acreditei),só quer saber de bolsas (maior incentivo federal),onde o zé povin não quer saber de trabalhar (p/quê?),pois ganham “bolsa p/ tudo”,fazer filho,tá bom D+.

  • Acredito que Randolfe é sem duvida o senador mais preparado que este estado já teve, nenhum outro obteve mais destaque nacionalmente de forma tão positiva espero que continue a honrar seus 200 mil votos.

  • Me orgulho muito de ter votado em Randolfe 500, não tenho dúvidas se trabalharmos duro será o presidente do BRASIL.

  • Estou com 60 anos de existência e não consigo mensurar o orgulho que sinto em ter votado neste “Garoto” representante do meu querido Amapá. Handolfe, a cada aparição sua na mídia nacional me faz acreditar que votei certo, voce é digno de nossa esperança de melhores dias para o Amapá e nossa gente. Sei que muitas barreiras se tornarão quase intransponíveis devido a inveja pela sua desenvoltura e preparo intelectual com tão pouca idade, mas assim como a água consegue circundar o monte, voce saberá desviar desses obstáculos. Seja feliz em seu mandato, com honradez e ética, que estarás fazendo feliz um povo que qprendeu a te admirar. Abraços fraternos.

  • Randolfe Rodrigues é o que representa o futuro do Brasil. Senador jovem, mostrando a cara de como está começando a mudar este País. Obrigada por nos representar muito bem, nós amapaenses e o povo brasileiro como um todo precisa URGENTEMENTE disso.

  • Eu sou suspeita de falar algo sobre o Randolfe que conheço desde a Faculdade. Ele só nos dá orgulho e sabia que ele ia se destacar pq Randolfe é uma estrela, onde ele for ele brilha, e é extremamente simples, quem o conhece sabe. Sempre soube que meu voto era certo !Parabéns Senador !

    • Tb acho e desejo isto,ele é o CARA.Dá-lhe “chiquesa,jovialidade,inteligência e comprometimento”, nos muitos de lá que não tem nadicadenada disto. Já esta colocando muitos no bolso,de tão competente que é.Quase nem lembro mais dáquele “sinhozinho el coroné bigodon”….hehehehehe

  • sonhar alto nao faz mal a ninguem,ter randolphe como presindente do nosso brasil, que orgulho teriamos, se tivessemos almenos como governador do nosso querido amapa ja estava demais.

  • sonhar alto nao faz mal a ninguem,ter randolphe como presindente do nosso brasil, que orgulho teriamos, se tivessemos almenos como governador do nosso querido amapa ja estava bom damais.

  • Gostei muito, retrata a garra desse rapaz, uma vez eu disse a ele que um dia se tornaria governador do Amapá, parece que esta profecia está prestes a acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *