A Serra das Mesas – Carolina -MA. Coluna de viagem e turismo

*Helenilson Fonseca. Professor de francês, viajante e colunista  do blog

 

A Serra das mesas – Carolina -MA
Cavernas, cachoeiras, cânions, piscinas naturais, riachos. Bem ali logo ! Em um dos meus estados preferidos.


No sul do Maranhão , fronteira com o Tocantins, está a fascinante Chapada das mesas, que é um Parque Nacional , composto por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compondo um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.


As cachoeiras que mais se destacam são a de São Romão, em Carolina e a Cachoeira da Prata, onde se pode praticar rappel e canionismo. Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras (com inscrições rupestres) e trilhas ecológicas, como a do Morro do Chapéu . Repetindo, bem ali !
Carolina é a cidade base para se hospedar e onde estão as agências que oferecem as diversas opções de passeios . Uma cidade bem estruturada com hospedagem para todos os gostos, comida idem, e com o detalhe de ser na terra de gente animada, o meu querido Maraca.


O Poço Azul é uma piscina natural com água cristalina e azulada que surpreende pela beleza. A cachoeira de Santa Bárbara tem uma queda de cerca de 75 metros de altura. Na reserva, também há trilhas que acompanham o leito do Rio Cocais, em meio ao Cerrado Maranhense.
Como chegar :
Acabei de ver bilhetes com ótimos preços para São Luís, o período de sol é junho a setembro, mas sabemos que no nordeste qualquer dia é dia de turistar. Saindo de São Luiz a viagem é longa mas não terrível (12 h), uma boa opção é sair de Imperatriz (menos de 3h). Tudo que vale a pena custa alguma coisa.
Eu me dou o prazer de conhecer esses lugares tão próximos, tão bonitos… É o que se leva da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *