Dia Mundial do Meio Ambiente: MP-AP realiza programação com lançamento de publicação, negociações ambientais e roda de diálogo

Incentivando o debate sobre a responsabilidade de cada pessoa com o planeta, o Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Macapá Prodemac), lança a campanha “Meio Ambiente: Cuidar é Dever de Todos”, no dia 5 de junho, data de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. A programação iniciou nesta segunda-feira (3), e segue até quarta-feira (5), com o lançamento do Dicionário Socioambiental do Amapá  e a roda de diálogo para troca de experiências com alunos da rede municipal de ensino.


A Rodada de Negociação Ambiental está chamando, para atendimento na Prodemac, os infratores para acordos extrajudiciais, com o objetivo de dar celeridade aos procedimentos que estão judicializados, ou não, para que sejam encaminhados, solucionados e arquivados. Estagiários da área jurídica, com o acompanhamento da assessoria técnica e secretaria, estão no atendimento, após passarem por capacitação com o promotor de Meio Ambiente, Marcelo Moreira. Os causadores de danos ambientais têm até esta terça-feira (4),  para procurarem a Promotoria de Meio Ambiente.
No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Sala de Reuniões da Promotoria, será apresentado e disponibilizado o Dicionário Socioambiental do Amapá, produzido no MP-AP, organizado pelo engenheiro florestal Alcione Cavalcante. Com mais de 350 verbetes e expressões usadas no tratamento das questões ambientais, a publicação simplifica a linguagem técnica mais utilizadas no Amapá, com base na legislação ambiental do estado e municípios, com o objetivo de facilitar a compreensão de terminologias por parte de profissionais e acadêmicos.
Às 10h, alunos do 5º ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Lúcia Deniur estarão no auditório do Complexo Cidadão da Zona Norte do MP-AP para a Roda de Diálogo sobre iniciativas de educação ambiental para preservação do planeta. O promotor Marcelo Moreira e assessores técnicos da Prodemac irão trocar experiências e informações para engrandecer os projetos. Os estudantes iniciaram a jardinagem no pátio da escola usando como vasos pneus descartados nas borracharias da proximidade e utensílios achados no lixo, como panelas e capacetes. Os assessores farão a abordagem das experiências de apoio do MP-AP para atividades de plantio nas escolas, a exemplo do projeto Escola Verde, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Após este momento, alunos e professores fazem a visita monitorada na exposição Unidades de Conservação, instalada na recepção da Promotoria de Meio Ambiente, com informações e imagens das UCs do Amapá, suas particularidades e belezas. Os técnicos estarão à disposição para fornecerem informações das Unidades e ações do MP-AP para garantir a preservação dessas áreas. A exposição foi montada no ano de 2011, com fotos e dados das 19 UCs do Amapá, com a supervisão técnica de órgãos ambientais das esferas Federal e Estadual, universidade e instituições sociais.
Programação:
3 e 4 de junho
– RODADA DE NEGOCIAÇAO AMBIENTAL
Local : Promotoria de Meio Ambiente
Hora: 8h30 as 11h
5 de junho
– LANÇAMENTO DO DICIONÁRIO SOCIOAMBIENTAL DO AMAPÁ
Local: Sala de Reunião da Promotoria de Meio Ambiente – Complexo Cidadão Zona Norte
Hora: 9h
– RODA DE DIÁLOGO COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE E EJA DA ESCOLA LÚCIA DENIUR – BRASIL NOVO
Local: Auditório do Complexo Cidadão Zona Norte
Hora: 10h
– VISITA EXPOSIÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Local: Promotoria de Meio Ambiente
Hora: 11h30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *