Davi Alcolumbre em Macapá na sexta-feira, 17. Traz convênio de “Cidades Inteligentes” para ser assinado pela Prefeitura de Macapá

*Davi e Clécio assinam convênio para implantação do laboratório de Cidades Inteligentes no Amapá*

_Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Macapá será a primeira cidade piloto do projeto a difundir novas tecnologias para resolver problemas crônicos de trânsito, iluminação, segurança pública, saneamento e coleta, em busca do desenvolvimento sustentável_

 

Nessa  sexta-feira (17), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), desembarca em Macapá para cumprir agenda de trabalho, acompanhado do diretor de Gestão da ABDI, Valder Ribeiro de Moura, quando vai assinar convênio, junto com o prefeito Clécio Luis, permitindo a implementação de um novo ambiente para soluções tecnológicas proposto pelo programa Cidades Inteligentes. No mesmo dia, também será publicado, pela prefeitura de Macapá, um decreto instituindo o “Programa SandBox”, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora, no formato de bancos de testes regulatórios e tecnológicos.

A previsão é de que, ainda neste segundo semestre, o espaço seja lançado como o primeiro laboratório de inovação em unidade pública da região Norte do país, já que o conceito ‘Cidades Inteligentes’ vem sendo amplamente discutido e estudado em todo o mundo para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Instalação de redes de câmeras integradas, sala de comando e controle de softwares de inteligência artificial para controle da marginalidade, drones e semáforos inteligentes, com reconhecimento de rostos faciais, estão previstos na proposta do laboratório de Macapá. Será possível, por exemplo, definir cenários de iluminação pública com luminárias inteligentes; controle de mobilidade pública; gestão informatizada e administrativa.

Davi e Clécio acreditam que a parceria ajudará no processo de transformação digital dos municípios do Norte, fomentando, inclusive, emprego e renda com as ações que podem ser compartilhadas para os outros municípios do Estado, permitindo um ambiente favorável à inovação, infraestrutura básica e apoio para atrair empreendedores e novos investimentos, com modelos e práticas que podem ajudar os gestores a minimizar problemas de trânsito, segurança pública ou limpeza urbana, de forma econômica e sustentável.

Assim que for inaugurado, o espaço de Macapá será usado para demonstração de tecnologias para cidades inteligentes e, assim, atender as demandas municipais, com participação de startups e empresas de base tecnológica, em parceria com o ecossistema de inovação regional.

*Serviço:*

Assinatura do acordo de cooperação para início do projeto Cidades Inteligentes

Horário: 11h30

Data: 17 de julho de 2020

Local: Prefeitura Municipal de Macapá

 

_Raphaela Carrera
*Assessoria de Imprensa*
Davi Alcolumbre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *