Da Folha de São Paulo, de hoje

Eliane Cantanhêde: Desalento

BRASÍLIA – Difícil descrever o estado de ânimo dos senadores estreantes Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diante das relações perigosas do colega Demóstenes Torres (DEM-GO) com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Perplexidade? Decepção? Irritação? Talvez um pouco de tudo isso.

Taques, procurador, e Randolfe, senador mais jovem (38 anos) e professor de direito constitucional, formavam um trio com o veterano Demóstenes, promotor. Eles conhecem o sistema, apresentavam projetos, sugeriam mudanças. Para dar nisso?

O “ético” Demóstenes tem de explicar três mimos recebidos de Cachoeira. Primeiro, o fogão e a geladeira importados, de presente de casamento. Depois, um telefone Nextel, aparentemente imune a grampos (para fugir da polícia?). Agora, o pedido de R$ 3.000 para pagar o aluguel de um jatinho.

Isso, de um lado. Do outro, a PF gravou conversas em que, segundo seus relatórios, Demóstenes repassava informações sigilosas para o amigão bicheiro -que, aliás, está preso. Fechando as duas pontas, tudo indica intimidade e sugere toma lá dá cá.

Com os políticos sob profundo descrédito, o Congresso em pé de guerra com o governo, Dilma mais ocupada em reuniões com empresários, Demóstenes é mais um que cai, deixando um rastro de desânimo.

Pedro Taques e Randolfe, como muitos de variados partidos, candidataram-se e elegeram-se com o discurso de que a política move o mundo e transforma a realidade. Mas estão vendo, na prática, que o poder também corrompe e deforma.

Multiplicam-se as histórias de jovens promissores e idealistas que se desvirtuaram tanto a ponto de se tornarem irreconhecíveis até no próprio espelho.

Demóstenes coloca Taques, Randolfe e um punhado de estreantes diante de três opções: resistir bravamente, desistir da política ou aderir ao jogo -como a maioria.

  • É PREOCUPANTE E RANDOLFE DEVERIA SE ESPELHAR. A AMBIÇÃO AO PODER CORROMPE O HOMEM. DEVERIA PENSAR E REPENSAR OS ACORDOS QUE ESTÁ FAZENDO PARA ELEGER CLÉCIO. MUITOS POLITICOS PROSPERO LEVADO A AMBIÇÃO FORAM ACOMETIDOS DE ATOS ILICITOS, PODEMOS CITAR WALDEZ GÓES E CAPIBERIBE.

  • O PSOL,foi criado por petistas inconformados com os caminhos que o pt tomou no início de sua gestão no palacio do planalto(Lula).Espero que o senador Randolfe, reflita sobre o que escreveu Afonso Guimaraes:
    Eu hoje sou semi-velho,mas eu não tra.
    Nem a criança,nem o adolescente que um dia fui.

  • eu nao acredito em politico, ja perdi a esperança nessa classe, vejamos PT era dito como os arautos na moralidade e vejam no que deu, para mim existe duas classes de politicos: os que estao atolados ate a medula na corrupção, roubam muito e os que ainda estao começando, mas uma hora vao aderir a bandalheira, este ainda estao quase metendo a mao.

  • Nosso sistema político é completamente viciado. Ninguém, eu disse ninguém, que adentra ao cenário político e se elege, consegue se livrar da sanha de se manter no poder. E aí é que mora o perigo. Que me desculpe o Senador Randolfe, por quem tenho grande respeito, mas a construção de um projeto político, de qualquer corrente, será sempre permeada de estratégias que visem carrear recursos “não contabilizados” para garantir eleição ou reeleição. Acredito até que às vezes, o próprio político desconheça a origem de tais recursos, já que seu foco está em garantir a eleição. Mas a equipe que o assessora politicamente, e os que passam a ter interesse em sua eleição (como os Cachoeiras da vida), sempre vão “dar um jeitinho” de conseguir dinheiro. Em resumo: EU NÃO ACREDITO QUE POLÍTICOS SE ELEJAM COM DINHEIRO DE FUNDO PARTIDÁRIO OU METENDO A MÃO NO PRÓPRIO BOLSO!!!

    • Paulo Lemos disse:Ser membro de uma simocse3o presidita por Pedro Taques, demonstra a capacidade do nosso senador Randolfe, pois, Pedro Taques e9 um excelente professor de Direito Constitucional, ale9m e9 claro de ser o response1vel em mandar para cadeia Hildebrando Pascoal e fore7ar Jader Barbalho a renunciar a Presidencia do Senado. Parabens Senador.

  • Errinelson Pimentel disse:c9 uma pesquisa, mas se eisvster certa todos os poledticos je1 sabem o que devem fazer. Ou seja, quebrar o Estado, ne3o pagar os fornecedores. Depois e9 sf3 se candidatar ao Senado ou qualquer cargo eletivo e gozar de suas benesses. O povo tem o governo e representates que merecem. GILVAN, SARNEY E WALDEZ SENADORES. O CQC tere1 muitas mate9rias nos prf3ximos 8 anos. O AMAPc1 TORNOU-SE UMA CAPITANIA HEREDITc1RIA. A fanica diferene7a e9 que os recursos ne3o se3o dos donos da Capitania, mas sim nosso. Pagamos milhf5es em impostos para sujeitos, com alguns senadores, aumentarem seu poder midie1tico. c9 tudo uma festa. E para completar Jorge Governador. Que maravilha. Tou muito feliz. Sf3 estou esperando o prf3ximo passo. Que pode ser atraso de sale1rios dos servidores. A prevideancia je1 te1 quebrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *