Covid-19: UBS Marabaixo apresenta redução de mais de 60% nos atendimentos

A Unidade Básica de Saúde do Marabaixo desde julho apresenta redução no número de atendimentos. A unidade que hoje é referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, realizou em agosto 1.782 atendimentos de consultas médicas, uma redução de 61,48% se comparado ao mês de junho, quando atendeu 4.626 pessoas.

“De fato, houve redução no número de atendimentos, mas o vírus continua circulando e é necessário que as pessoas continuem adotando medidas de prevenção da doença. Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de evitar doenças infectocontagiosas como a Covid-19, ainda é adotando medidas simples de prevenção como manter o distanciamento social, o uso de máscara, medidas de higiene, o uso de álcool em gel, e manter os ambientes sempre ventilados, arejados”, destaca a subsecretária de Assistência à Saúde de Macapá, Tânia Vilhena.

A média de atendimento diário na UBS também reduziu. No último mês, o número de atendimento diário foi de 60 a 70 pacientes, reduzindo ainda mais nos fins de semana, a exemplo do último domingo, 30, quando atendeu 35 pessoas. Em junho, esse número chegou a cerca de 180 a 230 pacientes sendo atendidos por dia. Esse número começou a baixar desde o início de julho.

A redução dos números é resultado  das medidas de prevenção adotadas pelo Município desde o início da pandemia, com a definição do isolamento social, adoção do uso obrigatório de máscara, orientação sobre as medidas de higienização necessárias para se evitar a contaminação e proliferação da doença, ampliação da rede de assistência aos casos suspeitos, com a adoção precoce do protocolo de tratamento, descentralização dos atendimentos alcançando as comunidades mais distantes, além, é claro, da conscientização de boa parte da população, que tem atendido as medid as de prevenção adotadas pelo Município.

Para atendimento de consultas, curativos, vacinas, farmácia, a população poderá buscar atendimento em outras unidades, como Rosa Moita, no bairro Nova Esperança. O atendimento nessa unidade está sendo feito por meio de agendamento, pelos números 98813-3576 98813 3449.  Para o atendimento de urgência e emergência, pode se dirigir à Unidade Rubim Aronovitch, que está funcionando no prédio da Unidade Básica do Perpétuo Socorro.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *