Covid-19: Prefeitura de Macapá distribui máscaras de proteção na rampa do açaí

Diariamente, a rampa do açaí, localizada no bairro Santa Inês, em Macapá, recebe uma quantidade significativa de embarcações que atracam no cais para a venda de inúmeros produtos como banana, pupunha e o tradicional açaí. Além disso, é visitado por clientes que compram os produtos para revenda. Nesta quinta-feira, 16, o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19) fez a distribuição de máscaras de proteção no local. A intenção é conter o avanço da doença.

Desde a última quarta-feira, 15, órgãos que compõem o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus tinham identificado a aglomeração na área. Com isso, foi feito o trabalho de orientação preventiva para os vendedores e clientes. Àqueles que não possuíam máscaras, foi recomendado o uso e entregue uma unidade para cada. A ação objetivou ainda incentivar o distanciamento social no momento da compra de produtos. Ao todo, 60 máscaras foram distribuídas.

“Identificamos que na rampa do açaí, local tradicionalmente de desembarque de açaí e de outros itens rurais, desde ontem estava com aglomerações. Hoje, quinta-feira, distribuímos máscaras e orientamos as pessoas [clientes] e os vendedores para o uso do item. De uma maneira geral, todos estão muito conscientes e atendendo a nossa recomendação”, disse Alex Pereira, que coordenou a ação.

O trabalho de orientação contou ainda com carro-som, que orientou os presentes no local para a importância do distanciamento social. Como alternativa, os vendedores faziam uma espécie de leilão para vender seus produtos.

Segundo Alex Pereira, vários pontos de comercialização da cidade serão alvos da fiscalização. “Faremos a ação em outros pontos da cidade que realizam a venda de produtos de origem ribeirinha. Nesta aqui, orientamos ainda o distanciamento social e, de modo geral, os ribeirinhos que vendem o açaí estão conscientes”, finalizou.

Participaram da fiscalização, as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, de Ordenamento Urbano e Habitacional, Guarda Municipal e Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá, e o Exército Brasileiro.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *