Covid-19: confira a importância de uma alimentação adequada durante o período de quarentena

A escolha correta dos alimentos pode contribuir para a manutenção e recuperação da saúde. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento apropriado de todo o corpo, influenciando diretamente na saúde, principalmente nesse período de pandemia de Coronavírus. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá convidou a nutricionista Franscine Dias para deixar algumas orientações para se manter saudável nesse momento de quarentena.

“Já existem alguns estudos iniciais apontando que pessoas com boa alimentação, que praticam atividade física, dormem bem, têm uma resposta imunitária melhor no combate à doença, por vezes nem desenvolvendo os sintomas”, explica Franscine Dias, que é nutricionista da UBS Lélio Silva.

Alimentos como frutas, legumes, verduras são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive, aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade.

“Devemos respeitar nossa fome e não somente o apetite. O ideal é fazer três refeições maiores [café, almoço e janta] e lanches intermediários saudáveis, adicionando alimentos que sejam fontes de fibras, por exemplo”, orienta a nutricionista.

Adicionar alimentos fontes de antioxidantes também é uma ótima recomendação, pois eles têm nutrientes importantes no combate e prevenção de doenças, e com a Covid-19 não é diferente. “Fontes de vitamina C como frutas cítricas, laranja, acerola, goiaba e abacaxi, e ervas e temperos com propriedades antivirais como alho, tomilho, orégano e salsa devem sempre fazer parte de lanches ou refeições”, recomenda.

Higienizar os produtos ao chegar das compras é fundamental, lavando hortaliças e frutas, colocando-as em solução de hipoclorito, assim como na hora de cozinhar lavar as mãos sempre que houver contatos com novos ingredientes e superfícies.

Confira algumas orientações na hora de sair às compras:

Não abra mão da distância mínima de 2 metros entre você e as outras pessoas nos estabelecimentos comerciais, além do uso de máscara. Lave bem as mãos após as compras e faça uso do álcool em gel depois de manusear os produtos comprados, objetos e equipamentos. Se possível, aproveite que os serviços de entrega estão em alta e compre frutas, verduras e legumes sem sair de casa.

Para quem é do grupo de risco, o recomendado é que alguém próximo ou membro da família faça esse trabalho de ir às compras, mantendo todos os cuidados de higiene ao retornar ou entregar as compras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *