Coordenador das Promotorias do Tribunal do Júri do MP-AP realiza inspeção na Politec/AP

Nesta quinta-feira (26), o coordenador das Promotorias do Tribunal do Júri e titular da 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Eli Pinheiro, esteve, na Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec/AP). A visita teve o objetivo de cumprir a Resolução nº 20 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que determina inspeção e vistoria das Promotorias especializadas junto aos órgãos policiais. Na ocasião, os serviços executados e necessidades do órgão foram apresentados ao membro do MP-AP.

Eli Pinheiro foi recebido pelo diretor-presidente da Politec/AP, Salatiel Guimarães, que falou sobre os serviços desenvolvidos pela instituição. No decorrer da inspeção, apresentou os mecanismos e metodologias usadas nas investigações, que fomentam a efetiva coleta de provas técnicas, periciais e orais para encaminhamento do inquérito devidamente concluído e relatado.

A vistoria faz parte de um cronograma expedido pela Corregedoria-Geral do MP-AP, para que as Promotorias de Justiça realizem visitas aos órgãos de Polícia, Unidades de Perícia Criminal e Unidade de Medicina Legal, como forma de controle externo das atividades policiais. O promotor de Justiça destacou a importância do compromisso e reforçou a necessidade da integração entre as instituições em benefício da população.

“Viemos ver de perto os serviços executados pela Polícia Técnica e suas demandas. Essa inspeção é uma colheita de dados para um relatório sobre a atuação da Politec. A visita foi satisfatória, atendeu às nossas expectativas. A tendência é fortalecer os órgãos policiais em busca de solução dos problemas encontrados nessas instituições. Com isso, pretendemos garantir a prestação de serviço justa, de acordo com os anseios da sociedade”, destacou o promotor de Justiça

Além do diretor-presidente, o membro do MP-AP foi acompanhado pelos peritos criminais, Manoel Barbosa, Charles Costa, Daizaia e Neiva Mariza.  Também presente na inspeção o chefe do gabinete da Politec, Edmar Lopes; e chefe de Secretaria da 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri, Jaciara Costa.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.