Conheça os principais profissionais que fazem a crítica gastronômica no Amapá

Do site da Abrasel-AP

Desde 2016, um grupo de profissionais apaixonados por gastronomia começou a analisar de forma crítica os estabelecimentos amapaenses, examinando cada textura, cor e sabor dos alimentos, além da estrutura, qualidade do atendimento e valores cobrados, para depois divulgar em blogs, revistas, jornais, rádio e redes sociais.


O grupo não se intitula como a crítica gastronômica, mas vem desempenhando um serviço de utilidade pública, o que garantiu credibilidade perante muitos empresários, e o convite para participar do júri de diversos eventos gastronômicos, dentre eles, o que escolhe os melhores Chefs de Cozinha, a eleição das Melhores Empresas do Setor e concursos de receitas.
De acordo com o turismólogo Sandro Belo, especialista no setor, os profissionais que realizam a crítica gastronômica no Amapá, o fazem na forma contemporânea.
“Eles são verdadeiros curadores, haja vista a imensa gama de informações disponíveis por meio de textos e imagens, divulgadas nas mais variadas plataformas. Cabendo a estes profissionais, zelar pelo bem-estar gastronômico de seus seguidores, ouvintes, telespectadores e leitores, informando quais experiências realmente valem a pena vivenciar”, enfatizou Sandro.

Trajetória

A gastronomia é a arte de extrair dos alimentos e bebidas o que eles têm de melhor. Como produto da indústria cultural, ela aparece de forma mais evidente nas últimas duas décadas. Até pouco tempo, esse era um assunto restrito e até mesmo elitizado.
No Amapá, a gastronomia ganhou força com a criação de uma associação formada por empresários e profissionais do setor de bares e restaurantes, que aos poucos implementaram ações de promoção e inovação da gastronomia reunindo um grande público, como os festivais gastronômicos, intercâmbios com profissionais de outros polos, a segmentação do setor e principalmente com a entrada de franquias no mercado, além do surgimento das mídias sociais especializadas.
Tudo isso, proporcionou o conhecimento das novas técnicas e alimentos, impulsionando tudo o que é criado, produzido, comercializado, comido e bebido no estado. O cliente, por sua vez, acompanhou todo esse processo. Mais atento às inovações e disposto a novos experimentos, ele busca novas experiências, em especial, às releituras, produtos com alto grau de valor agregado e inovações com insumos regionais.

Eis as personalidades que mesmo com atuação colaborativa, geram expectativa em muitos empresários, garçons e chefs de cozinha, que já reconhecem o trabalho realizado pela equipe:

José Bogea

Advogado e Administrador. Possui formação na conceituada escola WSET (Wine and Spirit Education Trust), é considerado por representantes do meio como um dos maiores enófilos do país, um notável apreciador da gastronomia brasileira e mundial, tendo visitado inúmeros restaurantes no Brasil e no mundo (acumula ao menos 40 estrelas Michelin em seu currículo gastronômico), um expert em vinhos, destilados e charutos. É jurado oficial do concurso que elege o melhor chef de cozinha do Amapá, melhor comida de bar, do prêmio que seleciona os melhores prestadores de serviços gastronômicos em 17 segmentos. Foi consultor especialista de diversos estabelecimentos no Amapá na área de bebidas e atendimento, sendo responsável desde a concepção da carta de vinhos até o serviço prestado. Já foi colaborador sobre o assunto em site e atualmente é colunista da Revista Diário.

Alcilene Cavalcante

Administradora e Jornalista, figura importante para o setor, que deu um dos primeiros passos no processo de gestão da gastronomia local e contribui há anos, fora da cozinha. Nos seis anos em que foi diretora do Sebrae Amapá e nos dois em que trabalhou na assessoria do Sebrae Nacional, Alcilene ajudou a melhorar o setor gastronômico amapaense, com consultorias importantes, incentivo a participação dos empresários em feiras nacionais e organização de grandes eventos com a participação chefs renomados, como Alex Atala, dono de um dos melhores restaurantes do mundo, o DOM, em São Paulo, e Paulo Martins, já falecido, mas que deu visibilidade para a gastronomia amazônica no resto do Brasil e no mundo. Depois desse período, as contribuições passaram a ser pelo seu blog, Repiquete no Meio do Mundo, onde sempre divulga empreendimentos e eventos gastronômicos. Jurada oficial dos concursos que elege o melhor chef de cozinha, a melhor comida de bar, do melhor camarão no bafo e do prêmio que seleciona os melhores prestadores de serviços gastronômicos em 17 segmentos e leva o seu nome.

Fabiana Figueiredo

Jornalista, viajante apaixonada e curiosa por comida do lugar, responsável por diversas reportagens sobre a culinária regional. Tem nas experiências gastronômicas seu passatempo predileto. Jurada oficial dos concursos que elege o melhor chef de cozinha, o melhor camarão no bafo, a melhor comida de bar e do prêmio que seleciona os melhores prestadores de serviços gastronômicos em 17 segmentos. Possui um paladar aguçado para doces e sobremesas. Foi jurada do concurso Chef Confeiteiro e atualmente compõem o time do portal de notícias G1 como editora.

Renato Salviano

Servidor Público, pilota o instablog Confraria Terra das Brumas, onde publica suas experiências locais e em suas viagens, no que há de melhor em comer e beber, bem como as receitas que faz em casa. É jurado oficial dos concursos que elege o melhor chef de cozinha, a melhor comida de bar e do prêmio que seleciona os melhores prestadores de serviços gastronômicos em 17 segmentos. É um eterno curioso sempre à procura de novas experiências gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo, buscando sempre a harmonia entre comida, bebida, ambiente e sensações.

Gustavo Castro

Cirurgião Dentista, de um paladar e olfato aguçados, curioso por novos sabores e técnicas culinários de varias culturas, criador do primeiro instablog food do estado do Amapá, com intuito de divulgar novos nomes da gastronomia, o @gastronomiamacapa, idealizador de uma startup gastronômica “TO COM FOME!” Junto com um canal no YouTube que leva o mesmo nome, ambos estão prestes a serem lançados. Tem como hobby, fazer tour gastronômico em todas as viagens que realiza, priorizando a cultura culinária local, além de cozinhar nas horas vagas. É promotor de eventos gastronômicos.

Cinthya Peixe

Jornalista por formação, empreendedora por destino e apaixonada por comida. MBA em Gestão de Eventos e criadora de conteúdo de gastronomia para redes sociais. Comanda o perfil do instagram O Que Comer Amapá? ( @oquecomerap ), que hoje reúne mais de 22 mil seguidores. Líder do portal brocados.com.br, pioneiro na produção de conteúdo criativo, como matérias, fotos, vídeos, receitas e tudo que envolve o universo gastronômico. Junto com sua equipe, já visitou e analisou mais de 350 estabelecimentos, dentre eles restaurantes, bares, hamburguerias, cafeterias e docerias. É jurada oficial do concurso que elege o melhor Chef de Cozinha, da Melhor Comida de Bar e do prêmio que escolhe os Melhores Prestadores de Serviços Gastronômicos em 17 segmentos. Também ajudou a eleger o melhor Chef Confeiteiro e o melhor Camarão no Bafo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *