Congresso Internacional de Odontologia acontece de 2 a 4 de novembro, em Macapá 

Priscilla Flores, presidente da ABO-AP

As inscrições podem ser feitas pelo site da Associação Brasileira de Odontologia-Seção Amapá : www.cioap2017.com.br . O evento contará com a palestra de 60 especialistas, considerados as maiores referências da odontologia no Brasil.

A Associação Brasileira de Odontologia – Seção Amapá (ABO-AP) promove nos dias 2, 3 e 4 de novembro, a 3ª edição do Congresso Internacional de Odontologia do Amapá (CIOAP), considerado o maior encontro científico do segmento no estado. “Odontologia Humanizada em Tempos de Avanços Tecnológicos” foi o tema escolhido este ano, e o evento contará com a presença de mais de 60 palestrantes, tidos como os principais expoentes da odontologia no Brasil, para ministrar, além das conferências, cursos de capacitação técnica a profissionais e acadêmicos.

O SEBRAE Amapá, no bairro Laguinho, será o palco principal do evento, onde acontecerão as palestras, atrações culturais e o “Degusta Amapá”, feira gastronômica pensada para atender os participantes do CIOAP. Como parte da programação, ainda serão realizados cursos para Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal (3º Encontro de Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e 2ª Semana de Saúde Bucal do SENAC), uma grade de 2 dias de programação especial para eles, que acontecerá no auditório do SENAC, que fica no bairro Santa Rita, onde ainda acontecerá no sábado uma grande ação social voltada para a comunidade.

No dia 1º de novembro, quarta-feira, a ABO realiza um curso “pré-congresso”, com a participação do Dr. Alberto Consolaro, que ministrará um dia inteiro sobre os temas “Reabsorções Dentárias nas Várias Especialidades Clínicas: Diagnóstico e Conduta” e “Remodelação Óssea Aplicada à Compreensão Clínica de Ortodontia e Cirurgia Ortognática (reparadora)”. Com início marcado às 8h30.

Odontologia Humanizada e Política Nacional de Saúde Bucal

No primeiro dia evento, com início marcado às 18h30, haverá um fórum de discussão acerca do tema deste ano do CIOAP, visando a desafiar os profissionais da área a praticar a odontologia de forma mais humanizada em tempos de avanços tecnológicos. O painel será mediado pelos doutores Nicolino Calabrese (Itália), Valéria Rôças e Mauro Lopez.

Já no segundo dia, a programação conta com um simpósio, cujas discussões tratarão sobre a política nacional de saúde bucal, quanto à questão do acesso da população, governança e linhas de cuidados na odontologia do Sistema Único de Saúde (SUS), marcado para às 19h. Pela manhã, o tema também será abordado em uma mesa redonda, com destaque para o programa “Brasil Sorridente”, a principal política nacional de saúde bucal desenvolvida pelo governo federal.

Capacitação e atendimento à comunidade

No dia 31 de outubro, será realizada capacitação em “Tratamento Restaurador Atraumático (ART)”. A terapia é eliminar a cárie dentária, de maneira menos incisiva e traumática para o paciente, cujo procedimento consiste em utilizar apenas instrumentos manuais, sem a necessidade de anestesia e broca.

A capacitação visa a treinar dentistas, acadêmicos e técnicos em saúde bucal voluntários, que prestarão atendimento à população no projeto social “Um Sorriso do Tamanho do Brasil”, desenvolvido pela ABO, e que será oferecido durante o CIOAP, nos dias 2 e 3, no SEBRAE. A programação social culminará em uma ação maior, no dia 4, no SENAC, onde ainda serão prestados serviços de massagem, corte de cabelo, entre outros atendimentos oferecidos à comunidade, pela própria instituição de aprendizagem comercial.

 

Além de ART, serão realizadas ainda ações preventivas em saúde bucal, durante os três dias de ação, com teatrinho educativo, orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal. O Odontomóvel – ônibus próprio para atendimento odontológico comunitário – também estará à disposição dos participantes.

 

No dia 2 de novembro, os congressistas podem também se inscrever nos chamados hands-on, momento em que os congressistas porão a “mão na massa”, pôr em prática os conhecimentos técnicos aprendidos no curso de restauração dentária, à base de cerâmica, em sessão única., numa sala montada com essa finalidade dentro do SEBRAE. Para participar, é preciso fazer inscrição à parte.

 

Apoio

 

O CIOAP acontece com o apoio de parceiros como o SENAC, Prefeitura de Macapá, SESI, UNIODONTO, Colgate, SDI, S.S. White ABO Nacional, Ministério da Saúde e senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

 

Serviço

Congresso Internacional de Odontologia do Amapá (CIOAP)

Data: de 2 a 4 de novembro

Local: SEBRAE (palestras dentistas) / Senac (palestras técnicos e auxiliares de saúde bucal)

Organização: Associação Brasileira de Odontologia-Seção Amapá (ABO-AP)

Informações e inscrições:  www.cioap2017.com.br

Sugestão de entrevistados: Priscilla Flores, presidente da ABO-AP.

 

Contato para entrevista:

Júnior   Nery
Jornalista (DRT 343-AP)

+55 (96) 98127-1559

E-mail: [email protected]

Twitter: @jr_nery / Facebook/jrneryoficial

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *