Comunidade do Ambrósio recebe kits de proteção e higiene doados pelo SESI e SENAI Amapá

Em mais um projeto de combate à Covid-19, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, junto com parceiros, entregaram 500 kits de proteção e higiene à comunidade. Por meio da ação, moradores do Ambrósio, em Santana, foram beneficiados com barras de sabão e máscaras de tecido.

A iniciativa é resultado do projeto que vem trabalhando com a fabricação de sabão, obtido a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. Nele também atuam a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). A primeira é responsável por capacitar pessoas interessadas em aprender a fazer o produto, e a segunda, pela coleta e armazenamento da matéria prima.

A produção de sabão tem como objetivo contribuir com a prevenção ao coronavírus, pois ao ser doado às comunidades carentes, a intenção é incentivar a prática de higiene, tão importante neste momento. Além disso, o intuito é fomentar a ação sustentável e tornar a atividade uma fonte de emprego e renda, por meio do incentivo à fabricação caseira.

“O projeto tem o cunho sustentável, tendo em vista que a ideia é trabalhar para que esse óleo que seria descartado de maneira inadequada no meio ambiente tenha outro destino. Neste momento, isso se tornou mais importante ainda, pois aliamos essa preocupação com a necessidade de fortalecer a prática de limpeza e higiene, dado o cenário de pandemia que estamos combatendo”, destacou a superintendente do SESI e diretora de Operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira.

O secretário de ciência e tecnologia do estado, Rafael Pontes, ressalta a importância da rede de parceiros que tem atuado no combate ao novo coronavírus. “Antes de tudo, quero destacar que aqui também se faz ciência e se desenvolve tecnologia. A produção de sabão caseira é um exemplo disso, e funciona como estratégia para que as pessoas tenham acesso a um produto de higiene”, comentou.

As 500 barras de sabão entregues foram fabricadas pelos profissionais do SESI e do SENAI Amapá, Alan Matos e Everaldo Terceiro. Além deles, a coordenadora da Unidade SESI SENAI Santana, Sandra Duarte, e o gestor de Inovação e Tecnologia do SENAI, José Reinaldo do Nascimento, participaram da execução da iniciativa.

“O SESI e o SENAI têm colaborado muito com a comunidade, por meio de doações. O kit que estamos recebendo vai contribuir com a proteção dos moradores, pois é preciso manter todos os cuidados para evitar a contaminação”, finalizou o presidente da Associação Comunitária do Ambrósio, Jhow Barreto.

O evento de entrega contou, ainda, com a presença de representantes da comunidade e membros do Judiciário e Ministério Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *