Coluna Café com Notícia

Por Márcia Correa e Ana Girlene 


Indeferido

O juiz Adão Joel Carvalho, da 2ª zona eleitoral de Macapá, indeferiu os pedidos de direito de resposta feitos pela coligação do candidato Roberto Góes (PDT) contra o programa Café com Notícia, e contra o site do jornalista Antônio Corrêa Neto. A coligação havia considerado ofensiva entrevista concedida pelo candidato Clécio Luís (PSOL) no programa da Rádio Diário FM e nota publicada no site www.correaneto.com.br.

Ganho sofrido

Pequenos empresários, comerciantes de bairro que vendem produtos para a merenda escolar da rede de ensino da Prefeitura de Macapá estão à míngua, sem receber pagamentos desde o início do ano. Dono de padaria que fornece para a escola Wilson Malcher, do bairro Jardim Equatorial, teme ter que fechar o negócio e decretar falência. A presidente do Sindicato dos Panificadores, Alice Caxias, promete botar a boca no trombone se a PMM não quitar as dívidas com o setor.

Em foco

Depois de constar como o mais votado do Senado pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, pelo prêmio Congresso em Foco 2012, o senador amapaense Randolfe Rodrigues (PSOL) recebeu mais uma boa notícia. Pela segunda vez está entre os “100 cabeças” do Congresso escolhidos anualmente pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Outro psolista na crista da onda é o deputado federal Chico Alencar (RJ), mais votado na Câmara dos Deputados pelo júri do Congresso em Foco. Ambos desembarcam em Macapá neste domingo.

Felicidade bruta

A pesquisa inédita feita em Macapá sobre o Índice de Felicidade Interna Bruta – FIB de seus moradores já foi concluída. Trabalho inovador do Instituto Numeric, dirigido pelo economista Antônio Teles Junior, revela que os homens são mais felizes que as mulheres na cidade. O FIB é um indicador criado num país chamado Butão, que se baseia na premissa de que o objetivo principal de uma sociedade não deve ser somente o crescimento econômico, mas a integração desse com o desenvolvimento psicológico, cultural e espiritual, sempre em comunhão com a Terra.

Só um gostinho

O Instituto Numeric pesquisou 500 pessoas acima de 18 anos e constatou que, ao contrário do que pensa o senso comum, felicidade nem sempre tem a ver com alta escolaridade e renda. Revelou também que a infelicidade se intensifica em relação a governança, saúde e meio ambiente da cidade. Quem quiser saber mais sobre a Felicidade Interna Bruta dos macapaenses vai ter que aguardar pelo lançamento da pesquisa, que deverá ocorrer na próxima sexta-feira (24). Termômetro interessante para os candidatos à Prefeitura de Macapá?

Emoção de poeta

O Movimento Poesia na Boca da Noite, em São Paulo desde  sexta-feira (11), proporcionou a poetas de várias idades uma experiência inesquecível, a participação na 22ª Bienal Internacional do Livro. Lá, eles lançaram a coletânea “Poesia na Boca da Noite” e o livro de poemas e crônicas “Paisagem Antiga”, de Alcinéa Cavalcante. Encontros com Ziraldo – autor de O Menino Maluquinho, Maurício de Souza – criador da Turma da Mônica e declamações em espaços públicos foram algumas das emocionantes atividades que viveram. “Feliz. Muito feliz. Imensamente gratificada e com a certeza de que com a poesia podemos sim ajudar a construir um mundo melhor…”, escreveu Alcinéa em seu blog.

Café pingado

Ação contra a PMM

O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil púbico contra a Prefeitura de Macapá para apurar supostas irregularidades em aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola – FNDE. A prefeitura alega ainda não ter sido notificada, mas que os recursos, referentes a investimentos em acessibilidade, são de 2008 e tiveram execução ao longo de 2009. A secretária de educação, Conceição Medeiros, garante que prestou contas, mas não responde pelos atos de seu antecessor. 

Pouco Republicanas

Uma coisa está clara nesse embate sobre a margem de remanejamento orçamentário entre Executivo e Legislativo: “as negociações entre os poderes aconteciam de forma pouco republicana antigamente”. A frase é do economista e político experiente, Jurandil Juarez, porta voz da Assembleia Legislativa sobre o tema. Jurandil, ex-secretário de planejamento durante o Governo Waldez Góes, deve ter razões de sobra para fazer tal afirmação. Enquanto isso, o atual presidente da AL, deputado Junior Favacho, permanece calado sobre o imbróglio.

PF

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo endureceu o discurso contra os grevistas da Polícia Federal e afirmou que os policiais estão “abusando do poder”. O presidente do Sindicato no Amapá, Antônio Blanc, disse que o ministro mentiu para a presidenta Dilma. “Ele não levou as nossas reivindicações e agora judicializa o movimento impedindo a realização das chamadas “operações padrão”. O que estamos fazendo agora é exatamente o que deveria ser feito todos os dias. Ao nos impedir, o ministro da justiça está prevaricando”, disparou. Está marcada para a próxima terça (21), rodada de negociações entre movimento nacional grevista e governo federal. O pessoal daqui acompanha tudo por videoconferência. 


 

  • Dentre estas oque + me chamou atenção é a da falta de pagamento por parte da PMM aos seus fornecedores, e dizer que o cara tá cotado(2º pesquisas recente),para ser reeleito.
    Quanto a popularidade e aceitação do nosso senador,nenhuma surpresa,ele é o CARA.
    Parabéns aos poetas e poetizas,o mundo esta realmente precisando de poesia,de amor ao próximo.
    Ah! e a matéria tão esperada do Fantástico(rsrsr),sobre os fantasmas do forte de Macapá.Tá claro que ninguém ali iria encontrar os tais fantasmas por lá,pois eles estão todos na AL e espalhados por todas as secretarias do governo e município….kkkkk.Que micão esta matéria FANTÁSTICA,ou melhor,FANTAMASGÓRICA….hehehehhe.

  • No programa de roberto goes ele fala que foi injusticado, eu acredito que ele falava da PF, a estituicao mais acreditada e que nos da orgulho principalmente ao povo amapense e que merece respeito dele e do governo federal

    • Injustiçado é o povo do Amapá que caiu nas mãos da harmonia, e olha que tá cheio de politicos e agregados querendo a volta desta,aff! ninguém merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *