Climatização melhora atendimento no Hospital da Criança e do Hospital Alberto Lima

Em um ano e meio de governo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conseguiu climatizar todo o complexo do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI). O serviço foi realizado em 31 enfermarias distribuídas nos dois complexos hospitalares, que juntos dispõem de 118 leitos ativados.

Quando o governador Camilo Capiberibe assumiu o governo em janeiro de 2011, apenas o Pronto Atendimento do hospital já estava climatizado. De lá para cá, foram instaladas mais de 20 novas centrais de ar-condicionado. “Semana passada foram instaladas centrais de ar-condicionado nas sete últimas enfermarias que ainda não estavam refrigeradas”, comentou o governador.

A diretora do hospital, enfermeira obstetra Olinda Consuelo, garante que antes o calor e o desconforto dentro das enfermarias eram insuportáveis. “O hospital está 100% climatizado e isso gera mais comodidade, confiança no atendimento e menos sofrimento para as crianças e adolescentes que são atendidas todos os dias neste hospital”. O reflexo deste novo ambiente climatizado também ganhou o reconhecimento da equipe dos profissionais de saúde que atuam na assistência hospitalar aos pacientes.

Segundo a diretora, paralelo a este investimento, o hospital também fez algumas readequações físicas para ampliar a capacidade de atendimento nos leitos, ampliando recentemente de 100 para 118 leitos ativos, com a expectativa que até a semana que vem mais 13 leitos novos sejam entregues à comunidade, contabilizando 131 leitos. Ambientes como auditório e alas administrativas do hospital foram transformados em enfermarias. A medida reduziu drasticamente o atendimento exaustivo nos corredores do PAI.

Olinda diz que para garantir a climatização total do hospital, foi necessário investir ainda na ampliação da rede elétrica hospitalar para que as novas centrais de ar fossem devidamente instaladas. Os investimentos foram feitos pelas Secretarias de Estado da Saúde e da Infraestrutura (Seinf). O hospital também reforçou o atendimento com a contratação recente de 35 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros e quatro médicos intensivistas.

Hospital Alberto Lima

O Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) está com 70% de suas instalações internas climatizadas. Desde janeiro de 2011, alguns setores importantes do hospital receberam investimento neste tipo de serviço, entre eles Centro Cirúrgico, Sala de Prescrição Médica, Sala de Laudo Médicos, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Serviço de Internação e a Clínica de Nefrologia.

A diretora interina do HCAL, Sandra Elisa Pereira Souza, também informou que até agora o hospital abriu 18 novos leitos com a perspectiva da abertura de mais leitos ainda este ano.

Edy Wilson Silva/Sesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *