Chuvas podem chegar a 500 mm no mês de março”, diz Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa

Segundo o núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Iepa, existe a previsão de ocorrência de três fenômenos meteorológicos simultaneamente neste mês de Março. Essa somatória de fenômenos já pode ser vista nesta segunda-feira, 1, com a maré alta do rio Amazonas de 3,3 metros e rajadas de ventos fortes, o que ocasionou o transbordamento na orla de Macapá em vários pontos.

Foto: Fabíola Jeanny

Em entrevista nesta terça-feira, 2, o meteorologista do Iepa, Jeferson Vilhena, disse que a previsão de chuva para o mês de março é de 400 mm, mas pode ultrapassar e chegar a 500 mm.

“O que mais no chamou atenção ontem foi o nível da tábua de maré que chegou a 3.3 metros que é o nível máximo que cidade aguenta sem transbordamento, passando disso, transborda. Para este mês de março, lá pelo dia 13 e 15 também teremos este fenômeno novamente. O acumulado de chuva é de 400 mm, mas temos a previsão que pode ultrapassar e chegar a 500 mm, por conta desses fenômenos naturais”, explicou.

Para esta terça-feira, a previsão de chuva é também novamente na parte central de Macapá, que pode chegar na região metropolitana. Nos outros municípios como, a parte sul do Laranjal do Jari e Vitória do Jari, Pedra branca do Amapari, Serra do Navio, Porto Grande e Ferreira Gomes, onde os acumulados podem ultrapassar os 20 mm, chegando a 40 mm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *