Centenas de mulheres participam de abertura da Campanha Outubro Rosa em Macapá

As mulheres atenderam ao convite da Prefeitura de Macapá e foram até a UBS Lélio Silva participar da abertura oficial da Campanha Outubro Rosa. Nesta sexta-feira, 4, centenas de usuárias participaram de momentos de promoção a saúde e autoestima. A finalidade é incentivar e sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, preservando a integridade e a saúde da mulher.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Rosa Muniz, ressaltou que é importante que elas participem das ações preventivas não somente durante o Outubro Rosa, mas que cuidem da saúde durante todo o ano. “As UBS’s promoverão a intensificação dos serviços voltados à saúde da mulher, com a proposta de alertar a população sobre os riscos, prevenção, tratamento e necessidade do diagnóstico precoce, não somente em outubro, mas durante todo o ano”.


A pedagoga Cristina Amaral foi em busca da realização da coleta de PCCU e falou sobre a relevância do evento. “Acho muito importante essas ações que trabalham a sensibilização da população e nos estimulam a cuidar mais da gente”, disse. Este ano, as unidades Lélio Silva e Rubim Aronovitch terão horário estendido para a coleta do PCCU, que acontecerá de segunda a sexta-feira até as 21h.

“Pensando nas mulheres que não têm tempo durante o dia, nossas unidades farão coleta de PCCU até as 21h. As UBS Lélio e Rubim terão esse horário durante todo o mês. As demais farão a coleta em horário estendido, de acordo com o cronograma da programação”, explicou a secretária de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli.

Foram oferecidas requisição de mamografias, demonstração de autoexame das mamas, consultas ginecológicas, avaliação nutricional, testes rápidos, vacina, exames laboratoriais, atendimento odontológico e massagens. As práticas de atividades físicas ficaram por conta da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), e as educativas por conta de faculdades parceiras. Além das atividades de saúde, que serão desenvolvidas em todas as UBS’s, haverá ainda programação nas academias ao ar livre.

O Outubro Rosa enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; e informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *