Carnaval. Serviços

Turismo

A Setur disponibilizará um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) nas dependências do Sambódromo. O espaço atenderá os visitantes da avenida Ivaldo Veras, com informações sobre a programação carnavalesca e os pontos turísticos do Amapá.

Aeroporto

Fantasiados e em ritmo de carnaval, o grupo de teatro Ói Nóis Aqui Traveiz tem sido a grande atração durante o desembarque de passageiros no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre. A programação faz parte do receptivo turístico de carnaval promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que ocorre durante a festa momesca no Amapá.

Saúde

Equipes do Samu estarão trabalhando no Sambódromo nesta sexta-feira, 28, e no sábado, 1º de março, para atender eventuais ocorrências, durante o desfile oficial das escolas de samba.

Secretaria Municipal de Saúde define ações para o carnaval

A programação inclui o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), orientação e fiscalização dos vendedores de alimentos e bebidas no sambódromo, atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e campanha educativa e distribuição de preservativos pelo Bloco da Camisinha. De acordo com o planejamento, a partir das 19h do dia 28, as UBS’s passam a funcionar em regime de plantão. Lélio Silva, no bairro Novo Buritizal, Perpétuo Socorro e Marabaixo funcionarão 24 horas por dia, com a UBS Lélio Silva servindo de referência para os casos que por ventura ocorrerem no sambódromo. As Unidades de Saúde Rubim Aronovitch, no bairro Santa Inês, Congós e Pedro Barros, em Fazendinha, funcionarão das 7h à meia-noite. A Semsa reforçará as equipes médicas e de enfermagem, além do estoque de medicamentos, para atender a população que necessitar dos serviços.

HE

Hospital de Emergência eforça equipe de médicos e enfermeiros para atendimento no carnaval.

Hemoap

Fez campanhas para doação de sangue para garantir estoque seguro para o período.

Segurança

Guarda Municipal

180 guardas municipais vão atuar nos cinco dias de programação da quadra momesca, em Macapá, com policiamento preventivo e ostensivo integrado com a Polícia Militar (PM). A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) intensificará sua ação nos locais com maior concentração de público, como a área do sambódromo e as ruas e avenidas que fazem parte do trajeto da “A Banda”.

Dependência administrativa do Zerão será base da PM durante o carnaval

Por ficar próximo ao Sambódromo, o Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, servirá de base a Polícia Militar, durante a programação de carnaval no meio do mundo.

 

Secretaria de Segurança monta esquema para garantir tranquilidade dos foliões no Carnaval em Macapá

O Corpo de Bombeiros estará com o efetivo reforçado, fazendo vistorias técnicas diárias, atendimento pré-hospitalar, prevenção contra incêndio e pânico e salvamento em geral.

Uma delegacia temporária foi instalada dentro do Sambódromo, contendo salas e cela. No espaço, também haverá o reforço de peritos criminais, técnicos periciais e papilocopistas da Polícia Técnico-Científica, que estarão de plantão para atuar a pedido da Polícia Civil, quando necessário.

A Polícia Militar atuará com o Bope, Batalhão Ambiental, Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado e Batalhão de Trânsito, para policiamento ostensivo a pé e motorizado. O esquema terá um ônibus de videomonitoramento.

Para impedir os motoristas alcoolizados serão feitas  blitz da Lei Seca, pelo Detran, CTMac, BPTran, PM e a delegacia móvel da Polícia Civil.

Quatro câmeras em pontos estratégicos no Marco Zero serão operadas por oito policiais na central de videomonitoramento. Haverá um ônibus da Polícia Militar com cinco câmeras, sendo uma delas de alta definição com altura de 12 metros, 360º com zoom de 700 metros, localizado na concentração das escolas de samba. Também ocorrerão blitze da Lei Seca em pontos estratégicos.

Dicas de segurança

Para que todos possam curtir o Carnaval em paz, a Polícia Militar destaca algumas dicas aos foliões:

– Estacionar o veículo em local com iluminação
– Não deixar pertences à vista no interior do veículo
– Se for ingerir bebida alcoólica, não dirigir
– Fechar bem a residência antes de cair na folia
– Se suspeitar de algo ao redor, informe a polícia
– Não deixar objetos de valor à mostra
– Levar somente a quantia de dinheiro necessário
– Andar em grupo

  • O Gestor da Pasta da Segurança pública tem garantir a segurança da população não sómente no carnaval, mas durante o todo o ano. Para necessita implementar ações efetivas que possam mudar a realidade da insegurança que vive a população. Açoões implementadas tem que serem medidas e mostradas para a população e não ficar apenas no discurso de que estamos elaborando projetos. Não da mais para ficar ouvindo a mesma história, necessitamos de ações efetivas.

    Adrimauro Gemaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *