Campanha busca arrecadar recursos para reambientar macaco guariba à natureza

O animal é de extrema importância para o meio ambiente e corre risco de extinção
A campanha “Ajude o guariba”, criada pelo Instituto Mapinguari, em parceria com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – Revecom e o Projeto Guaribas AP do curso de Ciências Ambientais da Unifap,tem como objetivo conseguir auxílio financeiro para reintroduzir o filhote ao seu habitat. O macaco encontra-se atualmente no Parque Zoobotânico e apresenta características de domesticação, estando assim, inapto a sobreviver sozinho na natureza.


O guariba de mãos ruivas possui papel fundamental na manutenção da flora brasileira, ajudando na distribuição de sementes, dando origem a novas árvores. O que o difere das demais espécies que realizam esse processo, é que o mesmo costuma se alimentar de frutas maiores. Com sua extinção, árvores com sementes grandes podem começar a desaparecer.

O processo de arrecadação, em forma de “vaquinha virtual”, está sendo realizado desde o dia 03 de Outubro, pelo site www.apoia.se/guaribinha As doações terão o valor mínimo de R$ 1,00 e poderão ser feitas de qualquer lugar do Brasil. Todo o dinheiro arrecadado será revertido no tratamento e reintegração do guaribinha à floresta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *