Bonificação no Enem para entrar na UNIFAP vale a partir desse ano

A partir desse processo seletivo do ENEM para ingresso na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP valerá o acréscimo de 20% na nota da prova como bonificação para os alunos que cursaram o ensino médio no Amapá e nos municípios próximos do Pará – a Mesorregião do Marajó.

Autor da iniciativa, o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) apresentou a ideia à UNIFAP, em fevereiro deste ano, aprovada pelo Conselho Superior da Universidade, em junho. Posteriormente, o Ministério Público Federal oficiou um questionamento à UNIFAP e a Universidade reduziu a bonificação de 30% para 20% sobre a nota do Enem, através da resolução número 26, publicada em 14 de Outubro.

Camilo destaca a importância da bonificação para ampliar a entrada dos estudantes amapaenses na universidade. “Precisamos de médicos, engenheiros, pessoas do Amapá para ajudar o nosso estado se desenvolver”.  Ele explica que a medida beneficia alunos do Amapá e das ilhas do Pará. A bonificação, chamada também de Bônus de Inclusão Regional, já é usada em outras instituições federais do Brasil.

O deputado Camilo defende investimentos para aprimorar o ensino médio e ressalva que a bonificação compensa disparidades que põe em desvantagem os alunos locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *