Assalto Tiros Reféns

Tiros e assaltante com reféns assustaram Macapá na noite de ontem.

No twitter, as informações eram desencontradas, mas pelo que foi postado dá pra entender o que aconteceu:

“ Bandido em fuga tomou passageiros de uma kombi como reféns mas foi perseguido e preso pela polícia nas proximidades da Betral”

“Na fuga, esse mesmo bandido, de dentro da Kombi, teria atirados nas viaturas da PM nas proximidades do SEAMA”

“O cara foi assaltar um estabelecimento. A PM passava pelo local, próximo a faculdade Seama. O meliante fugiu, entrou em uma Kombi e saiu atirando”.

“Seguiram até próximo a Betral onde foram cercados pela PM. Houve tiros. Mas logo a PM e PC cercaram a Kombi cheia de gente, e foram libertando um a um os reféns. O bandido se entregou”

  • Infelizmente Macapá esta fincando a cada dia que passa muito violenta,sei que medidas estão sendo tomadas,porém a preocupação assombra a tdos, mesmo que isto seja a consequência de um crescimento desenfreado do nosso AMAPÁ .Segurança já !!!

  • Estranha onda de casos incomuns em Macapá. Tô ficando surpreso, os crimes com arma branca estão defasados, e os com armas de fogo crescendo… Política preventiva NADA. Só blitz? Cadê a GMM nas praças, box PM nem pensam em fazer. A pacificação só acontecerá quando o povo acreditar na presença do Estado. Efetivamente, tem de botar na rua e ser visualizada. Segurança pública é forte quando o cidadão acredita na força do Estado.

    • Realmente os números de roubos aumentaram, e estamos trabalhando para combatê-los, entretanto vários deles estão sendo desvendados com a prisão dos infratores, foram os casos de roubos com reféns e muitos outros, diversas quadrilhas estão sendo presas, temos mais policiais nas ruas, as bases das Polícias Comunitárias serão construídas, foi reativada a do Araxa/Aturiá, só não podemos construir de uma hora pra outra, assim como as viaturas não são compradas no estalar dos dedos. Temos certeza que apesar de tudo, estamos avançando. A população realmente precisa cobrar, infelizmente passou oito anos sem fazer isso. Mas fique na certesa que vamos avançar muito mais e sobretudo aplicando bem o recurso público

      • Investigação, investigação, investigaão bem feita, equipamento ouvi dizer que tem, e com a sua seriedade tenho certeza que não é para bisbilhotagem. Né mesmo?

  • Percebemos um aumento da sensação de insegurança, os infratores não tem mais medo de ser preso devido ter a certeza da impunidade. Cesare de Beccaria já dizia lá por meados de 1700 que mais importante que o tamanho da pena é a certeza da aplicação da pena, observando nosso sistema jurídico não vejo melhoria no sistema atual, só haverá mudança quando chegarmos ao caos e isso está próximo, os investimentos em segurança e geração de renda são incipientes é só para inglês ver, basta olhar os orçamentos das polícias, sistema prisional e nos investimentos em geração de renda. obrigado

  • “Nossos” conceitos de crime e castigo são baseados em teorias psicológicas behavoristas. Ação negativa um reforço negativo. Isso não funciona com seres humanos. Muito pelo contrário. Se vocè castiga uma pessoas, físicamente ou psicologicamente após um ato socialmente indesejado mas que trás satisfação a ela, você estará reforçando o comportamento: Faça isso novamente mas não seja descoberta…
    Pessoas não se deixam controlar, e isso é bom para todos nós: esse semente eterna de rebeldia e incoformismo.
    Os sistemas de controle social por meio de penas e punições não diminuem os crimes… a solução? EDUCAÇÃO

  • É fundamental que a polícia não se exceda com esse tipo de bandido. O que não se pode é fabricar mais violência. Aqui no Amapá, o grau de crueldade ainda não tomou grandes proporções como acorre no Rio de janeiro. Ou seja, da mesma maneira que a polícia agir com o meliante, ele vai agir com suas vítimas.

  • Alcilene, quero relatar sobre este acontecimento em Macapá.
    Ontem a noite, por voltas das 21hs meu cachorro começou a latir desesperadamente na grade de minha casa e eu olhei pela janela para ver o que acontecia quando avistei um homem tentando pular a cerca elétrica e se esconder na minha casa. Gritei com ele e pedi que se retirasse, caso contrario chamaria a policia. Ele dizia que estava correndo de uma gangue e queria abrigo. Entao, meu namorado começou a telefonar para policia enquanto eu ligava para meus pais. Meus pais chegaram e abordaram o homem e este falou que queria se esconder (estava muito nervoso). Neste instante, tinha umas pessoas junto com um carro da policia na esquina de minha casa, a procura do rapaz. Quando ele viu a policia, começou a correr e puxou a arma que estava na calça dele. Foi a partir dai que vi o perigo que passamos. No canto da General Rondon, ia passando uma kombi que segundo as pessoas proximas, resgatou o rapaz. Ficou a duvida….a Kombi era pra dar cobertura ao razaz ou realmente foi abordado por ele. Cabe a policia investigar direitinho.Depois, uma das pessoas que corriam atras do bandido, dissera que ele era estrupador, e uma das vitimas o reconheceu na parada de onibus e gritou para uns homens que estavam no local e estes foram pra cima dele quando o bandido começou a atirar e correr pra se esconder na minha residencia.
    Quero pedir a policia militar que coloque mais patrulhamento nas ruas do centro, no turno da noite. Bandidos estao assaltanto na parada dos onibus.
    Que Deus proteja todos nós.

    • Alcilene, como contei no blog da Alcinéa eu estava na parada de ônibus em frente a Igreja de São José quando vimos um rapaz moreno, de camisa vermelha e calça jeans, bem vestido mesmo, correndo e logo atrás passou um rapaz branco e baixinho, sem camisa correndo atrás dele. Quando chegou EM FRENTE A IGREJA DE SÃO JOSÉ ELE ATIROU A ESMO. Foi apenas um tiro e foi o suficiente para causar pânico em todos que estavam na parada de ônibus. Estou realmente assustada, pois eram apenas oito da noite!!!! Vão esperar até quando para fazerem alguma coisa???? #REVOLTADA

  • A sensação de insegurança aumentou e muito nos últimos meses. a mudança tão esperada pelo povo com a ascensão do novo governador foi só uma promessa política. O que se vê hoje nas ruas são pessoas amedrontadas, sem policiais para fazer prevenção de crime, e uma policia civil defasada e abandonada.
    Para se ter idéia, na Delegacia de homicídios as delegadas colocam combustível com o próprio dinheiro pois tá cheio de carro particular abastecendo na bomba do governo e nem sempre sobra para os carros da defesa, o Delegado da entorpecente, que é a delegacia que mais tem aparecido positivamente, tem que consertar o carro com o recurso próprio, pois a oficina que faz manutenção nos carros não recebeu e ta sem fazer manutenção nenhuma, a Unidade de Ações Táticas e Especiais – UATE tem um delegado extremamente competente, um dos poucos que foi nomenado por méritO, dR DANTE, e não por questão política, mas não tem carro para andar, pois os dois que pertencem à unidade estão quebrados, o secretario de defesa, PROFESSOR Marcos, nomeou para gerir o Gabinete de Gestão Integrada GGI, orgão fundamental na intregração das forças policiais, um delegado extremamente desagregador, Sávio Pinto, que quer extringuir o BOPE, processou o comandante da PM, vive em atrito com peritos e indiciando aleatoriamente policiais militares so para mostrar que tem poder. Os diretores de departamento da Policia Civil e o próprio delegado geral nunca foram funcionários que dessem sangue, nem fazia o mínimo nas delegacias que assumiram, como podem ser bons gestores? na politec tem um perito rancoroso e mal educado como diretor, vive tentando humilhar alguns colegas que possuem posicionamento politico diverso do dele. não tem kits para fazer exames básicos, médicos nunca estão presente para atendimento. na PM o festival de incompetências, vivem fazendo operações vazadas, toda a cidade sabe com antecedencia, mas o que tem como objetivo é mostrar as DUAS viaturas que o governador entregou e que não prestão para a atividade policial, prevenção de verdade nada….
    AÍ EU PERGUNTO…
    É DESSE JEITO ESSE GOVERNO AMADOR QUE ACABAR COM A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA DO POVO.
    ARREGASSEM AS MANGAS E COLEQUEM GENTE COMPETENTE PARA ADMINISTRAR, DO CONTRÁRIO, ATÉ A RESIDENCIA GOVERNAMENTAL VAI SER ALVO DE ASSALTO.

    • É Ana Marta! Você já é a milésima pessoas esclarecida a falar que esse tal Savio Pinto é desagregador. Será que todos estão errados e o Sr. governador correto em indicar este rapaz para o cargo crucial de integração das forças policiais. Sr. Governador nas policias tem profissionais experiêntes, agregadores e com bom trânsito nas forças, a continuar com este cidadão fomentador da discordia, quem vai pagar o pato somos nós, cidadãos indefesos, vítimas deste desintegrador.

    • Querida Ana Marta! Se vc fala que a PM não possui recursos e apoio governamental para trabalhar aí eu concordo, porém ao classificar como incompetente me pergunto quem é vc, que estudos vc tem acerca do trabalho da PM? já acompanhou um planejamento operacional e execução do mesmo junto a PM? já acompanhou um treinamento e capacitação de policiais para inferir sobre a competência técnica? só para seu conhecimento a PM com mais de 3000 homens presentes em todos os rincões deste Estado com prédios, viaturas, equipamentos, material de consumo e etc. para manter, conta com um orçamento de aproximadamente 6 milhões e ainda não é repassado todo. Se vc esta acompanhando os jornais perceberá que a justiça com orçamento superior a 160 milh esta esta reduzindo suas ações jurisdicional por considerar pouco para sua manutenção, digo a vc, a PM é uma instituição heróica, brava, composta de homens abnegados para garantir a segurança deste Estado, só não fazem mais por não serem “super heróis”. Obrigado.

  • MUITO BOM CRALOS PICAnÇO. de fato é isso, mesmo, as pessoas acham que bandido tem que apanhar, sofrer, ser estuprado e td mais, nao concordo com isso. tem que haver politica de reeducacao nos presidios e educaçao pra todos e de qualidade…

  • Ainda há tempo de mudar essa realidade governador!!! A Saúde está insegura e a Segurança está doente… Até quando algumas figurinhas do PT vão “agredir” o Amapá? Já não bastou o tempo da harmonia, sem falar em Sarney e Gilvan no senado. Chega de atraso!

  • Só um pequeno esclarecimento quem solucionou a ocorrencia foi somente e policia militar, desta vez não deu tempo de atrapalharem a negociação, que foi feita por um tenente do BOPE de nome OLIVEIRA, Quando o negociador principal do Estado do Amapá MAJOR MATIAS, também do BOPE, chegou o tenente já estava convencendo o bandido a se entregar e o Major só orientou o fechamento final da ocorrência. Vamos dá os méritos a quem relamente mereceu. Se fosse a policia civil, faria a mesma coisa, para quem esteve no local verifcou que tinha um isolamento bem feito e não foi aquela bagunça da PRODAM, onde alguns oportunistas de plantão tentaram aperecer as custa do risco da morte dos reféns. Tá de parabéns a policia militar com destaque para o TENENTE OLIVEIRA que segundo relato de seus pares é um policial experiente e conduziu muito bem a negociação, sem esquecer o apoio do 6ºbatalhão BRPM e BPTRAN e BOMBEIROS.

    • Parabéns ao TEN OLIVEIRA,a sua equipe q o auxiliou e aos demais Batalhões. todos foram excepcionais no gerenciamento da ocorrência.Pessoas q presenciaram o fato sinistro percebiam q a qualquer momento uma tragédia poderia ocorrer, q convenhamos iria repercutir por dias, meses…os reféns foram salvos, mais uma vez o bandido perdeu.vamos todos colaborar com às Polícias denunciando os Párias da sociedade(traficantes,assaltantes,políticos corruptos, funcionários públicos pilantras, toda corja q rouba e mata o povo e as etnias amapaense).Deus nos proteja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *