As fake news infestam o mundo digital. Cuidado com os “trolls” para não cair em “bait”

Gabriel Cavalcante Leão Dias – Design de Games

Em época de eleições e de pandemia é sempre bom relembrar a tomar cuidado com fake news. As fake news infestam o mundo digital que está inundado de informações, e num mar de informações, pode ser difícil saber qual dessas milhões de informações sobre um assunto são as verdadeiras, então vão umas dicas que podem ajudar na hora de não cair nelas.

  • Faça cross-check : não confie em uma única fonte de informações, procure confirmar uma informação de outros lugares. Muitos sites de notícias apenas repassam o que os maiores noticiam (alguém lembra do vídeo da coreia do norte na copa?). Esse cuidado deve ser redobrado com as notícias do whatsapp. Qualquer um pode produzir, juntar gente e repassar a notícia que quiser como se fosse verdade e parte das pessoas iriam acreditar.
  • Tenha certeza de quem está compartilhando : existem muitos perfis falsos espalhados pela internet. Alguns copiam perfis grandes, outros copiam perfis menores e outros foram criados exclusivamente para compartilhar informação falsa. Com o surgimento do “certificado” em muitas redes sociais, esse perigo diminuiu, mas ainda é bom se prevenir. Checar se é o perfil certo só precisa de um clique, ver quando aquele perfil foi criado e um perfil criado 2 dias atrás, espalhando informação por aí é algo suspeito.
  • Não caia em “bait” :  muitos perfis criam posts com o intuito de causar ódio em quem lê. Esses usuários normalmente são chamados de “trolls” e alguns deles só sentem satisfação em ver alguém perdendo a calma pela internet. Outros são maliciosos e realmente querem incitar mais sentimentos negativos nos outros ou contra alguém.
  • Não deixe se levar pelo momento : Cair em cima de algo que você não gosta pode até ser divertido, mas quando se critica algo por uma coisa que nem é real o gosto que fica depois é bem amargo. Muitos só precisam de uma faísca pra cair com tudo em algo ou alguém na internet cuja opinião já era negativa.
  • Não seja ingênuo : É senso comum não acreditar em tudo que se lê ou contam por aí. Então não existe motivo para ser diferente na internet.

Vou terminar este post por aqui, ficou curto, mas acredito que pude deixar meu ponto claro. Termino dizendo que a melhor forma de descobrir informações credíveis,  é por você mesmo ou por canais oficiais. E sempre mantenha com você um pingo de ceticismo no que outros falam. Duvidar um pouco, explorar mais um pouco e ouvir outros, tornam as pessoas mais sábias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *