“Aqui é meu Bairro”: Centro, local onde chegaram os primeiros moradores de Macapá

Segundo o historiador amapaense Edgar Rodrigues, o bairro Central é o berço da cidade, fundado em 4 de fevereiro de 1758. É a “Cidade Velha” de Macapá. O bairro encampou os primeiros bairros de Macapá, como o da Fortaleza, onde ficava a antiga doca; do Cemitério; do Alto; do Formigueiro, onde viveu a Mãe Luzia (Francisca Luzia da Silva) e da Favela, onde viveram grandes figuras da nossa cultura popular, entre eles Benedito Lino do Carmo, o velho Congós, e D. Gertrudes.

Ali se fixaram as primeiras famílias e a cidade cresceu. A região do atual bairro Central configurou-se como importante centro comercial e administrativo da capital amapaense. Por meio do projeto “Aqui é meu Bairro”, a Prefeitura de Macapá tem como objeto a nova delimitação e definição dos bairros da cidade. Por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá. A proposta legislativa apresenta 61 bairros devidamente individualizados, por intermédio de georreferenciamento, com sua espacialização dentro do perímetro urbano devidamente definida.

A prefeitura convida a população da cidade de Macapá a participar da consulta pública. Os interessados em conhecer, opinar e contribuir com este trabalho, que resultará na aprovação de uma Lei, devem enviar suas contribuições até 27 de agosto de 2020, por meio do cadastro e preenchimento do Formulário de Consulta Pública, pelo link: https://macapa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/detalhes&itd=12.

Fotos: Gabriel Flores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *