Aplicativo garante negócios entre produtores rurais atendidos pelo Sebrae e sociedade durante crise do Covid-19

A partir desta quinta (9), está disponível para o consumidor, a plataforma www.appdoquintal.com.br, específica de venda dos produtos da agricultura familiar. A iniciativa é resultado da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec/AP).

Urgência

De acordo com a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo, neste primeiro momento, a urgência é possibilitar a aproximação comercial entre o produtor da agricultura familiar, atendido pelo Sebrae e a sociedade. “O esforço é garantir negócios, em meio a pandemia do novo coronavírus, respeitando as recomendações das autoridades em manter o isolamento social”, disse a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

Ela, explica que a plataforma pode ser acessada por qualquer aparelho de celular e ligar para falar direto com o produtor. “Já disponibilizamos os encartes para publicação no Portal Sebrae; a Setec insere as informações na plataforma. Na próxima segunda (13), iremos inserir os cadastros dos produtores e associações que atendemos”, declara a diretora técnica do Sebrae, Marciane Santo.

GEA

O titular da Setec, Rafael Pontes, explica que “o Aplicativo do Quintal (App), é uma iniciativa que nasceu no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit), da Universidade Federal do Amapá, por um dos mestrandos e para o qual foi realizada uma adaptação, a fim de que pudesse de forma ágil, apoiar o setor produtivo, principalmente neste período de crise do Covid-19”, informa o titular da Setec, Rafael Pontes.

Ele, destaca ainda, que pela Setec, houve empenho tanto do Profnit, quanto do Curso de Ciência da Computação da Unifap, com o professor Júlio Cardoso, para disponibilizar a plataforma para que os produtores rurais realizassem negócios pela internet e celular.

 

Drive Thru

Com a suspensão das feiras livres em decorrência da crise do Convid-19, o Sebrae no Amapá, cria a Feira de Produtos do Campo – Drive Thru, um serviço de vendas de produtos, que o cliente não precisa sair do carro. Nesse caso específico, uma feira para escoar a produção da agricultura familiar que estava se perdendo nas propriedades rurais.

 

Parceiros

A plataforma para negócios com o produtor da agricultura familiar é coordenada pela Unidade de Soluções Inovadoras e Competitiva do Sebrae (Unic), gerente Bruno Castro e pela Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio e Indústria do Sebrae (UAC/Agrin), gerente Larissa Queiroz; e conta com a parceria do Governo do Estado do Amapá, por meio da Setec; Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Unidade Federal do Amapá (Unifap), com o Profnit – Unifap – Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; e Curso de Ciência da Computação.

 

 

 

Serviço/Sebrae:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *