Amapá relembra vítimas do naufrágio do Novo Amapá e reforça segurança da navegação

Por GEA

A data 6 de janeiro foi instituída como o Dia Estadual da Consciência da Segurança da Navegação pela Lei nº 2.252. O Amapá vai lembrar neste sábado, a importância da segurança fluvial nos rios, por ocasião do Dia Estadual da Consciência da Segurança da Navegação, instituído por lei como o dia 6 de janeiro. Haverá uma programação em dois momentos, pela manhã e à tarde, em Macapá. A data faz referência ao naufrágio do barco Novo Amapá, ocorrido em 1981, quando o acidente completa 37 anos em 2018.

A programação é organizada pela Comissão de Direito Marítimo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP). O evento começa a partir das 9h no Salão de Eventos Macapá do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Haverá exposições, palestras, peça teatral, aulas de primeiros socorros, cerimônia religiosa e apresentação do coral do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), em homenagem às vítimas de acidentes marítimos, seguido por um Toque de Silêncio executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Amapá (PM/AP).

À tarde, a programação prossegue na Rampa do Santa Inês, a partir das 17h, com apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) e a execução do Toque de Silêncio ao pôr do sol, em homenagem às vítimas da tragédia do Barco Novo Amapá.

O evento é aberto ao público, autoridades e familiares de vítimas de acidente de navegação. “À tarde, na rampa do Santa Inês, iremos lançar pétalas de rosas no Rio Amazonas”, adiantou o advogado José Sousa, membro da Comissão de Direito Marítimo da OAB/AP, que perdeu um irmão no naufrágio do barco Novo Amapá.

Confira a programação:
9h – Abertura

10h20 – Palestra: “Segurança da Navegação no Amapá”;

10h40 – Peça teatral – Novo Amapá;

11h – Cerimônia inter-religiosa – “A Segurança da Navegação e o Nosso Dia-a-dia”;

11h45 – Homenagem às vítimas de acidentes da navegação com apresentação do coral do Tjap, seguido de Toque de silêncio e apresentação da Banda de Música da PM/AP;

13h – Encerramento.

Local: Rampa do Santa Inês

18h – Apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros com o Toque de Silêncio ao pôr do sol;

18h30 – Homenagem às vítimas pelos familiares e instituições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *