POSIÇÃO DO MOVIMENTO OAB EM ORDEM E SEM MORDAÇA

O Movimento, em face do processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, através de seus representantes, vem externar a sua posição quanto às candidaturas existentes.

Inicialmente, agradece a consideração com que suas idéias foram abraçadas por todas elas, também, a atenção dada a seus representantes, e ainda a disponibilidade de todas no oferecimento de cargos em uma eventual composição.

Externa seu posicionamento de que as três candidaturas são merecedoras de crédito e imbuídas de boa-fé em fortalecer a nossa Ordem e a Classe dos Advogados.

Porém, nosso posicionamento levou em consideração a experiência dos candidatos em assuntos da Ordem, bem com a necessidade de se continuar trabalhando para a sua estruturação, merecendo relevo, em tal aspecto, os trabalhos desenvolvidos com a reforma da sede, o Clube dos Advogados e, muito especialmente, a construção da Caixa de Assistência e a implantação da OAB-Prev, sonhos há muito idealizados por nossa classe, realidades presentes este ano.

Em tal sentido, um terceiro mandato do colega Washington Caldas, longe de se apresentar como um empecilho, revela-se em melhor opção para que se tenha uma OAB em Ordem e Estruturada, pois o mesmo detém as articulações necessárias e compromissos assumidos junto ao Conselho Federal para atingirmos tal objetivo, reforço que terá em uma futura gestão com o apoio do colega Evaldy Motta, nosso indicado ao cargo de Conselheiro Federal.

Compreendemos e admitimos que sua gestão apresentou falhas, em especial se apresentando algumas vezes omissa quanto às questões institucionais, direitos humanos e defesa das prerrogativas, por nós mencionados em nosso manifesto, mas que não se configuram em entraves a desmerecer o nosso voto, vez que, como acima apontamos, existiram grandes conquistas em sua gestão, além do que o mesmo se comprometeu a assumir e adotar posicionamento diferenciado, o que só poderá ser feito com a ajuda de todos os colegas. Para tanto e em reforço a sua atuação nesta área, estamos indicando o colega Ronaldo Serra para compor a sua Diretoria, no cargo de Secrétario-Geral, o qual certamente em colaboração com os demais membros da Chapa, reforçada por outros colegas do Movimento, levará a nossa Ordem a posições mais firmes e presentes frente aos problemas da classe e da nossa sociedade, sem deixar de trilhar o caminho até então tomado de sua estruturação.

Neste desiderato, esta nova equipe contará com a colaboração do nosso colega Wagner Gomes, que a partir do novo mandato, assumirá a direção da Comissão de Direito Humanos, cuja experiência na defesa dos direitos do homem e do cidadão é pública e notória, e goza de boa articulação junto aos MCS.

Convidando todos os colegas a participarem ativamente do processo eleitoral que se avizinha, esperamos voltar a contar com a confiança de todos, em especial com o voto no colega Washington Caldas, para que possamos ter uma OAB em Ordem, Estruturada e Sem Mordaças.

Pelo Movimento:

Wagner Gomes; Evaldy Motta; Carlos Tork;                                Ronaldo Serra; Vadeci Freitas; Emmanuel Dante

Nota do Repiquete: Perguntei ao advogado Ronaldo Serra qual a posição desse grupo em relação ao presidente da OAB ter enjaulado os leões do prédio da Ordem. Ele me disse que colocou na negociação que fossem tiradas as grades que cercam os leões.

Brincadeiras a parte, algumas pessoas acham que é muito pequeno falar nisso aqui no blog.

Pois não é. Os leões da OAB são belíssimas esculturas, obras de arte que se constituem patrimônio do povo do Amapá.

As grades que colocadas no prédio da OAB são um atentado a arquitetura e um crime contra a arte e a cultura.

oabap-denerfoto

  • Com o apoio do Dr. Wagner Gomes e sendo este, o Presidente da poderosa Comissão de Direitos Humanos da OAB/AP, Washington Caldas ganha um grande aliado. E a população da periferia um protetor. Agora a vantagem de Caldas se define. É ver para crer.

  • Participei da 1a. reunião desse “movimento”, ocasião em compareceram vários advogados, dentre os quais os que assinam essa nota. Na ocasião foi deliberado que outras reuniões seriam realizadas para a tomada de posição definitiva, frente à eleição que se aproxima. Não sei quando, onde e quantos advogados participaram dessa reunião, para a tomada dessa decisão. Não me incluo mais no movimento, muito menos dentre seus subscritores.

  • É bom o OAB se desvincular do Governo.Até hoje a OAB serviu apenas para acomodar pessoas ligadas ao seu presidente junto ao desgoverno que aí está e que levou o estado a falência.Com a presença de pessoas como o Dr.Wagner Gomes,Ronaldo Serra,certamente irá melhorar e muito o relacionamento com a sociedade,é pena que seja tarde demais os demandos do estado não tem volta.

  • Em relação ao MOVIMENTO EM ORDEM E SEM MORDAÇA, quero exclarecer que não autorizei ninguém a uasr meu nome para apoir quem quer que seja,visto que, não sou massa de manobra (gado), tenho capacidade intelectual suficiente para fazer minhas escolhas.o que ocorreu na reunião do dia 13 de março do corrente ano foi para que um grupo de advogados conjuntamente deliberar sobre que Candidatura seria escolhida, o que não ocorreu, por tal motivo, venho de público retirar meu nome deste movimento, assim como, repudiar quem quer tratar advogado como massa de manobra,advogados são profissionais capacitados e formadores de opinião, falo em meu nome e de outros colegas que se setiram traídos e lesados. Dra HELOANA GAZEL.

  • Tenho apenas 3 anos de formação como advogado. Conheço a postura do Dr. Wagner Gomes através da mídia. E a sua liderança no MOVIMENTO enseja meu voto em Washington Caldas. Finalmente um nome a altura da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AP. Meu futuro SENADOR…

  • Quem deveria ser o Presidente da OAB/AP era o Dr. Wagner Gomes. Como indicou Caldas, voto nele. Que me desculpem os Drs Herbert e Heloana Gazel. Ainda podemos caminhar juntos. Nem todo MOVIMENTO é umânime. A UNAMINIDADE é burra!!!

  • Não sou advogado, mas é público que a atual direção da OAB é atrelada politicamente ao poder…é dificil imaginar essa coisa de sem mordaça, passaram 2 madatos fazendo cara de paisagem com absurdos cometidos por essas bandas e agora se apreentam como os sem mordaça….

  • Ainda essa história de grades? Não que seja pequeno alcilene, mas com grade ou sem grade, os leões continuam lá. Melhor isso do que “vandalos” utilizando os bichos para baderna.

    tsc..tsc..

  • O atual presidente,dificilmente perde essas eleições,porque utiliza esses assessores jurídico dessas secretaria e que são muitos e assim ganha a eleição,em contrapartida não fala nada do roubo do dinheiro público.É assim que a banda toca aqui no amapá,harmonia para sacanagem para onde você olha tem !

  • A OAB sempre foi contra qualquer tipo de perpetuação no poder, haja vista que engrossou o caldo contra a re-eleição no executivo (Presidente, Governador, Prefeito). Depois disso tudo, dizer que o Washinton deve permanecer no cargo de Presidente da OAB/AP por mais tres anos, no mínimo contraria tudo que os advogados brasileiros representam neste país.A OAB sempre foi trincheira de guerra. Não deve ser contra ninguem (pessoas), mas contras atitudes que atentem contra a independência do advogado, do direitos dos cidadãos e da preservação das instituições jurídicas. OAB forte, não é a que troca figurinhas com o poder, mas aquela que se mantém atenta contra desmandos, corrupção, desrespeito ao exercício da advocacia e contras os direitos humanos. Podemos fazer isso de um casebre, mas com dignidade. Todo continuismo é perigoso. Deus salve a nossa OAB disso!

  • Não sou advogado, não gosto de advogados (apesar de alguns de meus melhores amigos, como Adelmo Caxias e Marcelo Porpino serem advgados) mas quero também opinar sobre esta eleição. Um terceiro mandato para o Caldas é insustentável. Li um texto que ele pediu para ser publicado no Diário onde denuncia a suposta interferencia do MP e da Justiça na Eleição. Ora, o Caldas apenas venceu os dois mandatos porque advogados que atuam no Executivo (e são muitos) foram constrangidos a não apenas votar nele como a fazer campanha no dia da eleição. E isto eu posso provar. Falar em interferencia é, no mínimo, cinismo.

  • Alcilene o Washigton Caldas levou três anos prá perguntar pro Senado se o fernando aquino era da polícia do senado… agora ele precisa d mais tres anos prá estudar o q vai fazer com a resposta do Senado confirmando q o cara é policial e porisso nao pode advogar.

  • O povo Amapaense deu a José Sarney que é do Maranhão 24 anos de mandato para o Senado. Washington Caldas que é da Serra do Navio e reconstruiu a OAB/AP, base física, quer apenas mais três anos de mandato. Onde está o nosso Aeroporto? Cadê o Asfaltamento completo da BR 156? Cadê a ponte dos Rios Matapi e Vila Nova? E o escandalo do Senado. Ninguém viu? A maioria da imprensa ficou muda ou ficou ao lado do “Bigodudo”. Tenho um filho que é advogado e vou recomendar a ele o nome de Washington. Até porque ao seu lado tem um nome de respeito que é o advogado Wagner Gomes. Lembram-se da “Taxa de Iluminação Publica” a OAB/AP estava ao lado do povão. O que esta classe deve fazer é uma grande reflexão e que vença o que for melhor para a Instituição. São os meus votos.

  • Alcilene,parece que definitivamente a HARMONIA está chegando ao fim.Até a OAB que fazia parte do grupo(não denunciou nada),resolveu mudar ao colocar na chapa as figuras do Dr.Walgner Gomes e Ronaldo Serra.Esse presidente da OAB,vai ficar na história da instituição,como o presidente que recebi ordens do governador.Com a presença de Walgner e Serra,definitivamente a HARMONIA, está chegando ao fim.

  • Parabéns a jornalista Alcilene Cavalcante que esta dando completa cobertura aos bastidores das Eleições da OAB/AP. Sua visão democrática contribuirá para que se faça um pleito limpo e transparente. Pelos comentários que li até o presente, outro destaque é Wagner Gomes, advogado que conheço apenas de nome. Para finalizar espero que passando as eleições os homens da lei se unam para o bem estar da Instituição.

    • É isto que almejamos tb. O povo do Amapá necessita de profissionais decentes,que lutem pelo cumprimento das leis e em prol da polpulação tão esquecida pelos dito poder público.Intituições como a OAB,tem o “dever” de fiscalizar e fazer valer os direitos dos cidadãos,desde que sejam dentro das leis.

  • Dr.Wagner Gomes para,frasiando o grande don Helder Camara (a ser bispo metropolitano de Fortaleza).(Nunca deixe ninguem pisar nos direitos humanos de ninguem, e nunca deixe ninguem pisar no de vocês). Só padece de solidão quem se isola das lutas de seu tempo.Dra.Heloana Gazel

      • DR.WAGNER GOMES,eu sei a diferença de Arcebispo Èmerito de Fortaleza Dom Helder Câmara, de ser bispo, um super ser hunamo que realmente lutou contra tudo e contra todos sem exceção em defesa dos direitos humanos. A outra frase, meu DEUS???Eu estou de luto, perdi um irmão muito querido no dia 07 de setembro, e ontem levei uma queda que quebrei o braço. ESQUEÇA QUE EU EXISTO!

  • Lembrei de um detalhe importante: uma da realizações que o Washington chama para sí foi a regularização das contas da OAB/AP com o Conselho Federal, deixada por seus antecessores. Com a palavra os ex-presidentes Wagner Gomes, Evady, Tork …

  • Como participante asíduo deste blog, deixamos para nos manifestar um pouco depois, no intúito de analisar as manifestações dos Ilustres Advogados da OAB-AP. Como não somos advogado, esperamos para escolher a manifestação mais coerente com a realidade da OAB-AP dos últimos dez anos. Tomamos a liberdade de fazer das palavras do Senhor advogado Adelmo Caxias do dia 16/09, as nossas, isso sem por e nem tirar nenhuma vírgula. Realmente a OAB-AP a muito vem fazendo o jogo do poder neste Estado, e vem esquecendo o seu verdadeiro papel, se bem que isso não vem de agora.

    • Se ele (Caxias) que é advogado e vive dentro da OAB pensa e diz isto,”havará” eu que tô fora…..he he…,e eu acredito.

      • desculpe-me a confusão no comentário acima,não era resposta p/vc e muito menos c/relação ao Sr. Advogado Caxias,o qual não conheço,mas que tenho informações de que é 01 profissional integro e competente.

    • kkkkk….acabei criando a maior confusão nas minhas respostas.Enfim..oque quiz dizer é que tb acredito nas palavras do Sr. Adelmo Caxias.

  • 3º mandato na OAB/AP me cheira a golpe e continuismo daquilo que não mais é novidde. Chavez na Venezuela e diversos governantes na América Latina tentam através de artifícios(às vezes conseguem) e golpes esticar seus mandatos. Lula também tentou e foi rechaçado pela OAB/nacional e por diversos ministros do supremo. Tal manobra cheira a golpe para a perpetuação de grupos e/ou feudos encastelados no poder, e criam vícios não muito saudáveis para a democracia. Tais vícios(atrelamento ao poder;apadrinhamento; cargos para nomear; privilégios; instituição domesticada; corrupção, etc), aprisionam seus mandatários e os fazem refém dos senhores que detém o poder. A instituição fica engessada e limitada e pouco faz para defender( com vigor, autonomia e imparcialidade ) os grandes temas e desafios inerentes à instituição e à sociedade. Construção da sede e pequenas ações da OAB/AP, foram timidas e ínfimas. A estreita relação com o poder acabada inibindo suas ações. Alguns assuntos sequer emitiu opinião: corrupção eleitoral; concurso para defensor do estado; mortes no IAPEN e falência do atual modelo carcerário; não tem qualquer posição sobre a pedofilia no Estado, etc. Enfim, o poder tem de ser oxigenado. A OAB/AP precisa de outra visão política, precisa intervir mais politicamente sobre graves e sérios problemas que afetam a sociedade amapaense. Não pode ficar atrelada aos carguinhos que um ou outro gestor oferece para os familiares e apadrinhados políticos para apoiar este ou aquele candidato. As duas últimas gestões da OAB/AP colocaram-lhe um mordaça e feriram de morte sua autonomia. Portanto, terceiro mandato é golpe e continuaismo e cheira a ditadura, tal qual fizeram os militares nos anos 60 e 70.

  • Vem cá, quer dizer que um movimento que se intitula OAB SEM MORDAÇA, vai apoiar o Presidente que mais AMORDAÇOU a OAB na sua história. Realmente COERÊNCIA não é o forte dos Drs. WAGNER GOMES, RONALDO SERRA e cia…

  • Dr. Adelmo Caxias, meus parabéns.Agora pergunto: O que a OAB/AP tem de tão interessante para despertar a cobiça de alguns advogados? O Washington Caldas sempre teve comprometimento com o GEA. Lembro que aproximadamente 04 anos pretéritos, o Caldas entrou em rota de colisão com o Waldez Góes sobre a falta de concurso para procuradores da PROG. Ai o Waldez, inteligentemente, nomeou a esposa dele para a Auditoria Geral do Estado. Acabou a briga.Chupa essa manga!!!

    • Vc está sendo injusto em relação a nomeação da Auditora. A Edla é auditora de carreira, do quadro da Auditoria, com condições técnicas de assumir o cargo sem precisar de negociação de marido.

  • Pelos comentários que li à repeito deste assunto,me parece que a OAB/AP vive atrelada a Harmonia e se tal for veridico,penso que esta na hora dessa Intituição rever seus conceitos.Mudanças e visões diferenciadas dentro das Instituições,devem acontecer p/que erros sejam corrigidos e p/que não se caia em mesmices e continuísmos improbos.Existe um ditado popular que diz que “figurinha repetida não completa album”, e em muitos casos isto é verdadeiro.Enfim,oque mais tem se visto neste País,são gestores dentro de Instituições se perpétuando em detrimento de minorias,enquanto que a massa (povão),fica à ver navios.

  • Alcilene, não questionei a competência da Auditora Edla, assim como existem outros auditores competentes na Auditoria Geral. Mas a nomeação dela ocorreu exatamente no momento em que o marido, presidente da OAB, estava em rota de colisão com o GEA. Coincid^encia?
    Outro detalhe: A partir deste evento, acabou a briga. Tambem coincid^encia? Voc^e sabe que existe muita gente de ilibada compet^encia aqui no Amap’a, que ‘e nomeada para cargos atrav’es de negociacoes.

  • Looking, a AÇÃO CIVIL PÚBLICA ajuizada pela OAB/AP contra o concurso para Procuradores do Estado, na Justiça Federal, eu me sinto a mesma coisa que o Juiz Federal Anselmo Gonçalves sentiu, a ponto de afirmar na sentença que , “ganharia o reino dos céus quem fosse capaz de justificar o ajuizamento da presente ação apoiado no argumento de que não houve efetiva participação no concurso”. Ora, se o Advogado Ronaldo Teixeira ingressou com uma ação popular na Justiça Comum contra o Concurso, e nesse feito a OAB/AP forneceu elementos, para inviabilizar a ação do advogado. Qual, então a razão de sua ACP contra o mesmo concurso?

  • Dr. Adelmo, foi nesse exato momento em que a OAB fornececeu elementos ao Adv. Ronaldo Teixeira, que anulou a ACP(ambiguidade pura), que estava havendo as negociatas de bastidores. Sobrou pra quem?!! Claro que para a OAB, que foi condenada

  • A Presidência da OAB é a meta de advogados que disponham de tempo e tenham comprometimento sério com o exercício da advocacia, com o estado de direito e com a sociedade. Afinal o advogado é o defensor do povo no estado democrático. Para ser presidente da OAB é necessário que o candidato reuna, a meu ver, alguns requisitos pessoais, que os reputo essenciais, como:inteiramente independente, boa condição financeira, pq a representação lhe exige quase que tempo integral, imponha respeito e ser corajoso, para não ter medo de desagradar quem quer que seja, na intransigente defesa dos direitos do advogado, da sociedade e das instituições jurídicas e sociais, que detenha um bom saber jurídico para não fazer feio em debates jurídicos, exercer alguma liderança junto a classe, que seja honesto e moralmente idôneo.
    A eleição dA OAB/AP era para ser um exemplo de disputa limpa, para mostrar para os políticos como é que se faz uma eleição, porém, nos últimos tempos, até a Polícia Federal já foi chamada para fiscalizar o pleito. Tem funcionário público com lista de chamada, tem compra de voto. Para se ter uma idéia, há advogados que só pagam anuidade nas eleições pq sabem algum candidato vai pagar por ele, em troca do voto, e tem advogado que não respeita as idéias de seus pares, enfim, todo o mar de lama que ocorre nos pleitos eleitorais para o poder. Na OAB/AP não é diferente.

    • Dr. Adelmo Caxias, para Vossa Excelência falar em HONESTIDADE E IDONEIDADE MORAL, requisito essencial para assumir cargos na insituição, necessário se faz conhecê-la, bem como, as pessoas que integram a sua administração, e, sobretudo, todas as conquistas que tem sido conseguido nos últimos anos pela entidade da qual Vossa Excelência faz parte, e deveria, antes de tudo, respeitá-la de forma incondicional.
      Quanto a abordagem que faz a respeito de diversos pontos, tenho a dizer o seguinte: 1- Quanto a afirmação de que nos últimos tempo o processo eleitoral na OAB tem ocorrido em total comprometimento da lisura do pleito, principalmente, quando afirma que necessário se fez na presença da Policia Federal, e, ainda, com a compra de votos, tal afirmativa é desprovida em total desconhecimento dos fatos e ainda mais desabonadora da classe dos advogados a qual Vossa Excelência, deveria primar e preservar os seus valores pela importância notória que tem a instituição, pois, quanto ao fato da presença da PF por ocasião de um dos pleitos, foi exatamente porque, naquela oportunidade um dos presidenciáveis transgredindo as normas estabelecida para o pleito, postou um veículo sonorizado, além do limite fixado na resolução do pleito, nada mais.
      II-Quanto a aduzida compras de votos, insultuosamente argüída por Vossa Excelência, tal fato, além de ser surpreendente, é altamente agressiva e desabonadora à classe dos advogados, que, como se sabe, é independente, esclarecida, e altamente consciente do seu dever profissional, e, de classe, a qual, nesse sentido, com certeza, se sentirá ofendida por tais levianas afirmações.
      III- Portanto, o aludido mar de lama afirmado, irresponsavelmente, por Vossa Excelência, absolutamente, não existe, e nunca existiu no cenário dos pleitos eleitorais que já transcorreram na seccional do amapá, tanto é certo, que jamais houve na história da OAB AMAPÁ, argüição, por parte seus associados, de anulação de seus pleitos eleitorais.

  • Não me lembro de alguma advogada chamada Adeinha, se é que esse é seu nome verdadeiro. Mas, ao que parece, está bem por fora do que ocorreu nateriormente. A PF não foi chamada por causa de som alto, até porque isso não cabe à PF fiscalizar, mas sim para velar pela lisura do pleito. Cortar a própria carne não é fácil, mas, infelizmente, o que eu afirmei, reafirmo. Torço para que o atual pleito seja limpo. Antes de contestar alguem, é bom se inteirar dos fatos.

  • Art. 5, IV – CF/88 ” È livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato”

    Não tenho nada contra nenhum dos canditados ao Cargo de Presidente da OAB/Ap, só me assusta a forma e comentários que ouço a respeito de abuso do poder econômico e a captação ilícita de sufrágio, que ouço a respeito do processo eleitoral que se aproxima. Não sei se é verdade, mas coloco aqui o meu desejo neste blogger de ver outros homens e mulheres renovados na OAB.

    Desta forma queria que uma mulher experiente e séria e um jovem advogado, atuando, em conjunto, com advogados experientes e outros jovens advogados e fizessem parte de uma chapa autônoma e que pudessem realmente democratizar a OAB.E que esta instituição fosse realmente atuante nos anseios de cada um de nós da nossa classe.
    Gostaria muito de ver como Presidente o jovem advogado ALEX SAMPAIO ou Dr. CARLOS TORK, como presidente da OAB/Ap e Drª Vera Pinheiro como Vice Presidente ou outra mulher séria e destemida.

  • Não conheço, também, nenhum advogada Lucy. Mas você deveria se inteirar do processo que acredito ser uma prestação de contas. Se você é advogada de verdade, temm acesso aos autos e verificará que estou sendo vítima de dois maus profissionais. Então, se estas torcendo, podes acreditar que eu também, pr acfredito na Justiça e a verdade fluirá. Voce deve ser anônima, mas o que chameia a atenção do pleito, deve ter lhe atingido, pq não citei nomes, mas cada um coloca a carapuça em si. Os verdaeiros advogados militantes do Amapá, todo mundo sabe, representam a minoria no pleito. Temos muitos inscritos, mas poucos advogam. Esse é o problema e que não atinge os advogados sérios da OAB/AP. Então, se eu te devo alguma coisa, mostra tua cara!

  • Égua Dr. Adelmo, ao ler o post da “lucy”, me veio à mente o rosto do Fernando Collor ao agredir o Sen. Pedro Simon no plenário do Senado há dias atraz e que apareceu em todas as televisões do País. Quanto ódio, quanta amargura, quanto veneno eu senti no post. A “lucy” esqueceu que ninguém pode ser condenado sem que seja julgado e transitado. E que fatos dessa natureza não impedem que as pessoas externem as suas opiniões e relatem as verdades que tem que ser ditas e essas verdades incomodem alguém. Aliás, na minha opinião, a “lucy” confundiu as coisas. Dr. adelmo, caso vc seja condenado, se for, deixe que a “lucy” se encarregará de fazer a denúncia ao Conselho de Ética da OAB, para satisfazer todo o ódio e veneno que está armazenado na mesma. Cruz credo!!!

  • Trimandato de OAB/AP Chapa Branca??? Defensoria, Auditoria do Estado e PROCON vinculados diretamente ao Dr. WC, e a preocupação é com interferência de TJAP e MP? O que é isso?! Nao sejamos cegos! Uma tri eleição do atual presidente seria efetivamente consignar que não há no Estado nenhum outro capaz de assumir o timao da OAB! Seria uma ofensa direta à competência dos advogados que labutam nos foruns do Estado (coisa que o Dr. WC já nao faz mais ha bastante tempo).
    Trimandato é a configuração mais absurda do poder politico do Governo sobre os advogados! Drs. Advogados, há outros nomes na disputa, nao sejam cegos. Trimandato é a mordaça travestida!!!

  • Sra Alcinéa, estive em Macapá no mês de julho-09 após 30 anos de ausência (nasci nesta cidade maravilhosa) e saí pela cidade revendo e matando saudades dos anos 70,do ex-ginasio de Macapá, do colégio Amapaense, do ex-Macapá Hotel (donde fiquei); do Curiaú donde íamos pescar;da fortaleza (que está muita linda)e no fórum e donde fiquei triste vendo aquelas grades de ferro prendendo o leão do qual gostava de subir quando criança e ao mesmo tempo tirando toda aquela beleza de prédio, solicito sua ajuda perante as autoridades para eliminar as grades de ferro; meu hobby é fotografia não comercial e tenho como meta divulgar os lugares por onde ando e quem sabe retornar e tirar uma outra foto do Fórum sem as grades. Gostei muito do conteúdo do seu mega blog, um grande abraço. Heraldo Amoras

    • Obrigada Heraldo…Estamos tentando que os nobres advogados tirem aquela feias e bregas grades das esculturas dos leões. Eu sou a Alcilene. Volte sempre.

      • Desculpe o lapso. Estou pesquisando a data da construção do prédio e encontrei o ano de 1946 como obras iniciadas e 1948 concluidas.
        Heraldo Amoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *