Repiquete no Meio do Mundo

Um blog feito na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador, no Amapá.

PMM utiliza pneus no paisagismo de Macapá

Alcilene Cavalcante em 28 de março de 2012

Em tempos de combate total ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, os pneus abandonados são considerados inimigos públicos número um por acumularem água parada com facilidade.
Em Macapá, 57 mil pneus dão entrada no aterro controlado de Macapá por ano e ainda existem aqueles retirados de lixeiras, terrenos baldios, borracharias e canais, todos os meses, outro grande desafio é conter a sua queima criminosa, poluindo o meio ambiente com a liberação de dióxito de enxofre.
Na tentativa de minimizar o problema a prefeitura através da secretaria de manutenção urbanística inicia o processo de paisagismo nas praças e rotatórias utilizando esses pneus. Os mesmo servirão de suporte para espécies florísticas. “Cansado de ver pneu usado sendo jogado por todo o lado em Macapá, minha equipe de trabalho e eu, elaboramos um projeto de paisagismo para a cidade usando essa matéria prima. Coisa simples, mas com certeza agradável aos olhos”, diz Eraldo Trindade.
Segundo o secretário, o trabalho de paisagismo neste primeiro momento inicia com 95 pneus, que foram pintados e preparados para serem colocados em praças, canteiro central e rotatórias. Pneus antigos pintados com cores vivas e sobrepostos criarão um visual diferente nos logradouros públicos da cidade a partir desta semana. A equipe começa o paisagismo pelo canteiro central da Feliciano Coelho e segue um cronograma de execução da Semur.

Andréia Freitas
ASCOM/SEMUR

13 Comentários

  1. Dulcivania Freitas disse:

    Bonito, boa ideia!

  2. Marilda disse:

    Parabéns à equipe dessa secretaria pela brlilhante idéia. Quando não se tem recursos, a opção é a criatividade: coisa simples, porém organizada, barata e que embeleza.

  3. @brunacerveja disse:

    Apertei “curtir” nessa idéia!

  4. Sandra disse:

    E esses pneus não vão acumular água?

  5. Maria disse:

    Muito lindo, amo paisagismo. Vou gostar muito de ver nossa cidade florida e arborizada, mas ficarei mais feliz se houver manutenção permanente.

  6. francisca cruz disse:

    espero que nao ocupem as calçadas que ja sao tao poucas e com tao pouco espaço. mas sao bonitos e isso ai!

  7. carlos calixto disse:

    Só vejo como uma inicitiva boa, caso essas plantas e pneus não sejam adquiridos com recusos da prefeitura devido os vandalos e facilidade para o roubo.

  8. Rafaella Villas Boas disse:

    Mais meio para a proliferaçao da dengue. Estou errada?

  9. Augusta Cardoso disse:

    Boa idéia! Agora oque me entristece é a falta de consciência de algumas pessoas, que são incapazes de preservar as praças da cidade limpa e florida . Pelo menos é um consolo diante de tantos buracos nas ruas…

  10. Messias disse:

    Enquanto outras capitais estão reutilizando pneus para compor a massa asfaltica, aqui estão fazendo vasos. É bem a cara dessa prefeitura mesmo…

  11. Ronaldo Picanço disse:

    Prefeitura de Macapá, tem sim a obrigação de encontrar alternativas de recolhimento e destino correto dos pneus usados e inservíveis considerando sobretudo, tratar-se de um assunto que envolve saude pública. Claro que a invenção a cargo do secretário Eraldo Trindade de transformar pneus em vasos de flores pela cidade, não vai dar certo tão pouco contribuir para a solução do problema na sua origem. Pelo contrário, cohecendo como já conhecemos da cultura dos gestores públicos amapaenses “de fazer e largar” o indicativo é de que mais tarde estes pneus estarão transformados em mais um daqueles entulhos insoluveis acumulados pela cidade.
    O fiasco com iluminação verde das praças, o matagal e a sugeira que proliferam sobre os canteiros e jardins sugerem que essa ideia não dará certo. Sobra daí um ultimo apelo ao secretário Eraldo para que repense o assunto.

  12. Cida Oliveira disse:

    Ninguém consegue agradar a todos…
    A idéia é muito boa,estou fazendo isso aqui em casa!
    Detalhe:sou de Aliança-PE nada contra nem a favor a prefeitura daí!rsrs

Deixe o seu comentário!