A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, e os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs), secretários de tecnologia da informação, e assessores de comunicação, estiveram reunidos em Brasília, na manhã desta segunda-feira (22), para um importante momento que antecede a votação do segundo turno das eleições 2018.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), foi representado no evento pelo presidente da Corte, desembargador Manoel Brito; pela diretora-geral, Ana Bela Barbosa; a secretária de tecnologia da informação, Elinete Freitas; o assessor jurídico, José Seixas, e o assessor de comunicação, Clay Sam.

CARTA A NACAO BRASILEIRA

Durante o encontro foi elaborada e divulgada a “Carta à Nação Brasileira”. Um documento conjunto, em que reafirmam a total integridade e confiabilidade das urnas eletrônicas e do modelo brasileiro de votação e apuração das eleições. A carta enfatiza a integridade e a segurança da urna eletrônica brasileira, bem como ressalta que o processo de votação é perfeitamente auditável.

O documento refuta a possibilidade de a urna eletrônica completar automaticamente o voto do eleitor e destaca ainda que a Justiça Eleitoral realiza, rotineiramente, testes e auditorias públicas que comprovam e asseguram a transparência e absoluta confiabilidade do voto eletrônico.

Na conclusão, a “Carta à Nação Brasileira” conclama a sociedade a atuar em favor da manutenção do Estado
Democrático de Direito, “multiplicando esforços para garantir a manutenção dos direitos duramente conquistados que asseguram a concretização do processo eleitoral transparente, seguro, justo e democrático”, com respeito às instituições, entre as quais a Justiça Eleitoral, responsável por assegurar a legitimidade do processo eleitoral brasileiro.

Cley de Jesus Sarraf de Abreu
Jornalista  FENAJ MTE 0354/AP

@clay_sam

(96) 2101-1504  / 98414-2659 – corporativo
(96) 981116 0053 – pessoal
Skype: claysam3