A Rede da Juventude LGBT | Lara Fabyan, e a União Nacional LGBT, através de sua unidade no Amapá, realizam entre os dias 18 e 22 de abril de 2018, o III ENJUV: Encontro da Juventude LGBT | Norte, e a I Mostra Científica de Estudos em Gênero e Sexualidade. O evento, realizado com o apoio de instituições do poder público municipal e estadual, além de organizações dos movimentos LGBT e estudantil, e instituições de ensino superior, traz como tema nesta edição “O Protagonismo da Juventude LGBT: Em Defesa da Democracia e das Diversidades”.


Formando um espaço de construção coletiva sobre o protagonismo da juventude LGBT na Amazônia, o ENJUV tem como objetivo discutir a vivência de jovens LGBTs vindos dos interiores do Amapá e dos demais estados da Região Norte do Brasil, compreendendo as especificidades dessa população em sua realidade social. Em seus cinco dias de atividade, o encontro promoverá a capacitação dessa juventude, para que se tornem multiplicadores do debate sobre o respeito à diversidade sexual, especificamente à orientação sexual e identidade de gênero, e assim contribuam com a formação de políticas públicas eficientes que atendam a essa população que, em grande maioria, vive em situação de vulnerabilidade social.


A programação do III ENJUV contará com mesas de debate, rodas de conversas, minicursos, oficinas e atividades culturais. As ações foram pensadas com o intuito de reunir o público alvo do Encontro em atividades que possibilitem uma abordagem mais prática e abrangente sobre assuntos como a saúde, direitos sociais e o lazer da juventude LGBT amazônica.