Força-tarefa do governo está na região do Araguari

O governo do Amapá mobilizou uma força-tarefa de emergência para dar assistência aos municípios de Ferreira Gomes e Cutias, atingidos pela elevação abrupta do nível das águas do Rio Araguari. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil estadual, Polícia Militar, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social e a Companhia de Água e Esgoto do Amapá já estão na região.

O governador Waldez Góes, que estava cumprindo agenda em Brasília, retornou no início da tarde e já está na região para coordenar pessoalmente as ações de governo e reunir com autoridades municipais e com as equipes das empresas que gerenciam ou constroem hidrelétricas na região do Vale do Araguari.

Informações preliminares da EDP, responsável pela construção da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, dão conta de que a empresa realizou uma operação de abertura de barreiras de contenção que compõe a estrutura de ensecadeira para a construção da barragem. A medida teria sido necessária para dar vazão ao volume de água resultante das fortes chuvas na região.

A ação influenciou no aumento dos reservatórios das hidrelétricas de Paredão e Ferreira Gomes que também tiveram que liberar a vazão com a abertura de comportas, o que impactou diretamente nos municípios de Ferreira Gomes e Cutias.

A medida tomada não foi comunicada previamente às autoridades amapaenses.

Equipes do governo e o secretário de Relações Institucionais, Jorge Amanajás, que se deslocaram logo cedo para região trabalham na avaliação da situação e nas medidas de mitigação dos impactos causados.

O Corpo de Bombeiros já tem um efetivo de 50 homens na região. A Polícia Militar também recebeu reforço para garantir a ordem pública e integridade física da população. Os policiais estão orientados a trabalharem para evitar atos como depredação de patrimônio e roubo de pertences das residências que tiverem que ser desocupadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *