É Hoje. Deputada mais votada nas últimas eleições, Janete Capiberibe será diplomada hoje pelo TRE do Amapá

A deputada federal eleita pelo Amapá Janete Capiberibe (PSB) será diplomada na quarta, 1º, às 18 horas, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. A candidata teve sua candidatura deferida pelo TRE, mas foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE – com base na Lei Complementar 135/2010. Mesmo assim, Janete concorreu e foi a candidata mais votada do Amapá à Câmara Federal pela terceira vez consecutiva. A posse deverá ocorrer nos próximos dias, após a apresentação do Diploma e dos prazos regimentais que deverão ser adotados pela Câmara.

História – Janete Capiberibe iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista e no Partido Comunista, na ditadura militar. Em seguida, ingressou na Ação Libertadora Nacional – ALN. Foi presa junto com seu marido João Capiberibe. Em 1971, o casal e sua filha Artionka, que nasceu durante a prisão, deixaram o país para 8 anos de exílio na Bolívia, Chile, Canadá e Moçambique. Durante o exílio nasceram seus filhos Luciana e Camilo, que hoje é governador do Amapá. Janete, João e os três filhos do casal retornaram ao Brasil em dezembro de 1979, com a publicação da Lei da Anistia.  Encerrava sua primeira cassação política.

De volta ao Amapá, Janete elegeu-se vereadora em 1988, foi deputada estadual por três mandatos e Secretária da Indústria, Comércio, Mineração e Ecoturismo do Estado do Amapá. Em 2002 foi eleita deputada federal mais votada com 23.203 votos válidos. Em 2004, teve o mandato cassado, junto com o de senador de seu marido João Capiberibe, pelo TSE. Ambos foram acusados por duas testemunhas, num processo que consideram ter sido montado pelo PMDB do Amapá, de terem comprado 2 votos ao preço de R$ 26,00 cada um pagos em duas parcelas. Investigados pelo Ministério Público Federal, os organizadores da fraude deram depoimentos dizendo que as testemunhas receberam casas e uma pensão mensal do senador amapaense Gilvam Borges (PMDB), que ocupou a vaga de Capiberibe no Senado, para acusarem João e Janete. O casal considera que esta foi sua segunda cassação política.

Durante o processo eleitoral passado, apesar da decisão do TRE-AP que considerou legítimas suas candidaturas, os adversários de João e Janete recorreram ao TSE e alegaram, insistentemente, no impedimento pela Lei Complementar 135/2010 para fazerem campanha contra o casal. Era mais uma tentativa de afastá-los da vida política. Mesmo assim, Janete foi novamente a deputada federal mais votada do Amapá, com 28 mil 147 votos, cerca de 9% dos votos válidos para o cargo no estado.

A deputada socialista afirma que vai se empenhar para limpar a mancha que foi posta em sua biografia com o objetivo de evitar o uso político dos mecanismos judiciais.

Atuação – Janete Capiberibe é autora da Lei 11.970/2009, que institui mecanismo de segurança para impedir acidentes com escalpelamento na navegação ribeirinha, teve papel destacado para a aprovação da Lei Capiberibe, que institui a transparência nas contas públicas e é autora do artigo 5º da Lei 12.034/2009, que institui a materialização do voto eletrônico para fins de auditoria e recontagem. No FUNDEB, propôs a inclusão das creches para crianças de zero a três anos como recebedoras de recursos públicos, teor que já havia apresentado em projeto de lei de 2003 e defende o reconhecimento do saber tradicional das parteiras e sua inclusão nas políticas públicas de saúde.

 

Janete Capiberibe (c) visita João Capiberibe, com Artionka no colo e a irmã Lica, no Presídio São José, em Belém

Janete Capiberibe retornará à Câmara pela terceira vez como a parlamentar mais votada pelo Amapá

Texto:

Sizan Luis Esberci

  • Nossa! Que história linda. Parabéns à Deputada Janete…Vencedora, merecedora de todos os méritos.

  • Quer dizer que desde dessa época o Capi já devia pra justiça. Pra tá preso em um presidio, boa peça não era!

    • Seu ignorante , se hoje você tem a liberdade de expressão e escreve um monte de besteiras , deve dar graças a Deus que existem pessoas como o Capi, um conselho volta para o banco de escola e vai estudar um pouco mais sobre a história do Brasil

    • Cara, é pura ignorancia mesmo, mas ainda tem jeito, vai uma dica aí q foi sugerida por minha filha q é academica de arquitetura e q há poucos dias fez 18 anos e é fã do Capi:
      Amanhã, Dia 03/06 (6a. feira): CONFERÊNCIA ESPECIAL: “Os Desafios para a Rio+20″
      Participação Especial: Senador Randolfe Rodrigues, Senador João Alberto Capiberibe e Antropóloga Mary Helena Allegretti

      Local: Anfiteatro da UNIFAP, 18 horas

    • Já ouviu falar de um homem que foi julgado e condenado a morrer na Cruz??? Pois é ô ignorante!!!Jesus Cristo foi condenado pela justiça terrena daquela época…. e que GRANDE HOMEM que ele é!!! Não julgue o que desconheces… basta lembrar do que ocorreu com o melhor homem de todos so tempos….

      • KKKKKKKKKKKKKK! QUERER COMPARAR O CAPIROTO COM JESUS CRISTO FOI DEMAIS… BATEU TODOS OS RECORDES! EU JÁ TINHA ATÉ DESISTIDO DE (TENTAR) POSTAR QUALQUER COISA NESSE BLOG (QUE CENSURA COMENTÁRIOS QUE NÃO SAO CONVENIENTES AOS INTERESSES DA SUA BLOGUEIRA EM CARGOS COMISSIONADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA!), NÃO RESISTI… QUAL O MILAGRE QUE ELE (O CAPIROTO) FEZ PRA VC? A MULTIPLICAÇÃO DOS CARGOS NA SUA FAMÍLIA?

    • MEU CARO AMIGO MORTO DE IGNORANTE VC JÁ OUVIU FALAR DE DITADURA MILITAR??? DEFINITIVAMENTE ACHO QUE NÃO!!

  • Sua luta muito nos orgulha! Parabéns deputada… E vamos a luta que o estrago que fizeram fou grande…

  • A diplomaçào da Deputada Janete Capiberibe representa a força da democracia em um novo tempo, tempo de um novo republicanismo em que os princípios estruturantes da Reública, o do Estado de Direito e do Estado Democrático se afloram com mais força. Parabéns deputada, você merce.

    Paulo Veiga

  • PARABENS A DEPUTADA JANETE POR MAIS UMA CONQUISTA NA JUSTIÇAO BRASILEIRA AGORA E SO ESPERAR A POSSE DE CAPI TAMBEM QUE A FESTA VAI SER AINDA MELHOR COM CAPI E JANETE NO CONGRESSO NACIONAL

  • Parabéns à Deputada Janete. Fico feliz pela diplomação, por meu voto ter sido validado pela Justiça Eleitoral.

  • A palavra certa para chama-se justiça feita, a deputada foi diplomada e assim vai assumir o seu lugar na Câmara de Deputados, olha minha gente agora eu posso falar Janete lute no bom sentido pelo nosso Estado do Amapá, fico muito feliz em ver o meu sufrágio de minha família e de todos que voltaram na companheira Janete ser validado, agora vamos aguardar a vez do nosso Senador Capi ser diplomado e empossado e sentirmos orgulho em ver os três trabalhando pelo nosso querido Estado, Pai, Mãe e filho. Os Capiberibes ontem hoje e sempre 40 neles.

  • José Torres (Matta): Parabéns Dep.Fed. Janete Capiberibe (proporcionalmente a mais votada do Brasil): Isso sim é Democracia ou seja, a vontade do “Povo” sendo “Respeitada”. Boa Sorte. Abs. Matta.

  • Deputada janete capiberibe os técnicos em informática precisam de seu apoio,pois nossa gratificaçaõ de informatica a gdag esta na mesa do secretario de administração tudo com parecer favoravel da dlp e drh/sead só falta autorizar o pagamento no mês de junho, seja nossa porta voz.Feliz é a nação cujo o Deus é o senhor, que Deus lhe proteja na camara federal parabens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *